2019/05/09

Android Q vai deixar ter Battery Saver sempre activo - finalmente!


A próxima geração do Android vai finalmente resolver um dos mais irritantes detalhes para quem gosta de manter o seu smartphone em modo de poupança de bateria: desligar a desactivação automática da poupança de bateria para que se fique permanentemente neste modo.

Há muito que o Android ganhou a funcionalidade de poupança de bateria, que se pode activar manualmente, ou automaticamente (quando chega a 30 ou 15% de carga) - o que é indispensável para prolongar a autonomia do smartphone. Considerando o desempenho elevado dos smartphones dos últimos anos, há pessoas que optam por deixar o modo de poupança de bateria sempre ligado, como forma de poderem usufruir do seu smartphone durante mais tempo e sem tantas preocupações com os recarregamentos.

O problema é que o Android insistia em sobrepor a sua vontade à do utilizador, desligando o modo de poupança de bateria assim que se ligava o smartphone ao carregador, e nem sequer permitindo activá-lo novamente enquanto se mantivesse ligado à corrente. Coisa que finalmente será resolvida no Android Q.

No Android Q, para além da opção que permite activar a poupança de bateria quando se chega a um nível de carga reduzido, temos também uma opção adicional que nos deixa configurar quando é que o modo Battery Saver deve ser desligado: quando chegar a 90% do nível de bateria... ou nunca! E neste último caso, significa que poderemos manter o modo de poupança de bateria permanentemente ligado, mesmo enquanto se carrega o smartphone, e sem nos preocuparmos em ter que o ligar novamente depois de o tirarmos do carregador.

6 comentários:

  1. Devia era ter uma configuração para só carregar a bateria até X% por forma a se poder dar mais longevidade à bateria (caso não seja necessario ter a capacidade toda no dia a dia).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto. Muito isto mesmo. 80% seria o ideal.

      Eliminar
    2. Eu fiz uma sugestão para melhorar a longevidade da bateria na app de feedback do Android Q ( https://issuetracker.google.com/issues/128715353 ) mas nesta beta 3 não vi nada do que sugeri.

      Eliminar
    3. Os fabricantes não têm interesse em facultar a ferramenta de "longevidade da bateria". As baterias tem uma garantia de 6 meses e os smartphones 24 meses.

      Eliminar
    4. Pois, se as baterias fossem amovíveis eu tb não me chateava muito, mas num equipamento importado (Pixel 2) que custa 800€ estar agarrado por causa da bateria é triste... (ainda mais devido a este custo ter maior peso do que noutros países).

      Eliminar
  2. Boas. No xiaomi mi A1 se eu ativar a opção da poupança de bateria, esta fica sempre ativa. Como tem Android One pensei que isso já estava em todos.

    ResponderEliminar