2019/05/09

MS ressuscita PowerToys para o Windows 10


O simples nome PowerToys será suficiente para reavivar memórias distantes entre aqueles que utilizaram o Windows 95 e Windows XP, e agora estão de regresso para o Windows 10.

Os PowerToys eram pequenos utilitários criados pela Microsoft e destinados aos "power users" para facilitar algumas operações no Windows. Tínhamos coisas como um mini-leitor de CD disponível directamente na "tray" (FlexiCD ), a possibilidade de activar automaticamente a janela posicionada sob o rato sem necessidade de clicar nela (Xmouse), adicionar mais destinos ao "Send to", ou até o simples mais prático "Command Prompt Here" que abria a linha de comandos directamente na pasta pretendida.

Eram utilitários bastante práticos, mas que ultimamente foram descontinuados após o Windows XP, marcando o fim de uma era (se bem que algumas das suas funcionalidades foram adoptadas pelos Windows seguintes). E agora, estão de regresso, em versão open-source, para tentarem melhorar o Windows 10.






Por agora estes PowerToys para Windows 10 incluem apenas dois utilitários: um que apresenta a lista de atalhos da tecla Windows quando se carrega nela; e outro que amplia o funcionamento do botão de maximizar uma janela de modo a permitir que seja enviada para outro desktop (quando se utiliza o modo multi-desktop do Windows 10). Mas na lista de considerações, temos muitos mais candidatos que poderão ser de interesse: monitor de nível de bateria, alt+tab melhorado, gestor de atalhos de teclados, mudança rápida de resolução do ecrã a partir da task bar, renomeador de múltiplos ficheiros, abrir a linha de comandos a partir da pasta actual, e muitos outros.

... Algo a manter debaixo de olho daqui em diante.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)