2019/05/13

Android Q vai detectar acidentes de automóvel nos Pixel


Para o Android Q a Google está a investir bastante num novo modo para utilização no automóvel, e parece que lá pelo meio também se irá contar com a detecção automática de acidentes.

Se por um lado a Google trabalha para reduzir os acidentes desenvolvendo os seus carros autónomos, por outro lado está consciente de que os acidentes de viação continuam a fazer parte das tragédias diárias da nossa sociedade. No caso de não poderem ser evitados, resta fazer os possíveis para lidar com eles da melhor forma possível, e neste caso o Android Q vai contar com um sistema de detecção de acidentes.

Por agora não se sabe se esta detecção estará associada à utilização do "modo automóvel" do Android Q (nem de que forma detectará o acidentes, se via acelerómetros, microfones, etc.); mas o que se sabe é que, infelizmente, a Google parece ter optado por manter esta funcionalidade como exclusivo dos seus próprios Pixel.

... Se por um lado se pode perceber o desejo da Google tornar os seus Pixel mais apelativos com funcionalidades exclusivas, por outro lado não deixará de ser de "mau tom" que uma funcionalidade como esta, que potencialmente poderá ajudar a salvar vidas no caso de acidentes em que os utilizadores fiquem incapacitados para pedir ajuda, esteja a ser usada para este propósito.

Teremos que aguardar até ao lançamento do Android Q final para ver se isto assim se manterá; mas mesmo que assim seja, não me parece que os restantes fabricantes demorem a adicionar funcionalidade idêntica aos seus smartphones. Esperemos é que desta vez a Google saiba implementar esta funcionalidade sem abrandar os Pixel.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)