2019/05/11

App da Nike usa realidade aumentada para medir os pés


A Nike vai adicionar uma funcionalidade de realidade aumentada à sua app, não para efeitos de entretenimento mas para dar maior confiança na encomenda de calçado da marca online, medindo os pés dos utilizadores com precisão milimétrica.

O vestuário e o calçado são das coisas mais complicadas de se comprar online, pois mesmo sabendo-se o seu "número" há sempre variações de marca para marca ou até entre diferentes modelos. Para minimizar as possibilidades de erro, a Nike vai tirar partido das capacidades dos smartphones modernos em mapear o mundo em realidade aumentada (certamente já terão visto apps de realidade aumentada a aplicar fitas métricas sobre o mundo, com precisão razoável, certo?) para calcular o tamanho à medida dos pés de cada um.

A Nike diz que a sua app é capaz de medir ambos os pés de forma individual, não só em comprimento mas também em volume e forma, com um precisão de 2 mm, e sugerir o calçado mais adequado para cada utilizador.

Muita curiosidade temos em por este sistema à prova, mas para isso será necessário aguardar um pouco. Esta medição via AR será disponibilizada nos EUA em Julho, e só chegará à Europa em Agosto (continuo a não perceber esta insistência em não disponibilizar as apps globalmente para que todas a possam experimentar sem ficarem tentados a recorrer a apps de fontes não oficiais, mas pronto... eles lá sabem.)

1 comentário:

  1. Nada de novo aqui pelo nosso pequeno pais.
    Existe uma startup que se especializou nisso: Feet It.
    https://www.feetit.com/

    ResponderEliminar