2019/05/28

App do BPI já permite consultar contas de outros bancos


A legislação europeia veio obrigar os bancos portugueses a facilitarem o acesso à informação e o BPI já está a tirar partido disso, permitindo consultar contas de outros bancos a partir da sua app BPI e o seu serviço online BPI Net.

Ao contrário do que acontece noutros países, em Portugal os bancos têm mantido os seus dados completamente fechados e isolados dentro dos seus próprios serviços. Para se poder consultar informação de uma conta num banco era obrigatório utilizar o serviço ou app do próprio banco, impossibilitando que os clientes pudessem gerir as suas contas de múltiplas instituições a partir de um único serviço que as englobasse a todas.

Isso vai mudar com a chegada da directiva de pagamentos PSD2, que obriga os bancos a disponibilizarem APIs para acesso externo, e o BPI posiciona-se como um dos primeiros a tirar partido disso. Desde já, será possível aos clientes BPI adicionarem as suas contas de outros bancos para que possam consultar saldos e movimentos a partir da app BPI e BPI Net - e, prometida para daqui a poucas semanas, está a capacidade de também se poderem fazer pagamentos a partir dessas contas.

Será uma questão de tempo até que também os outros bancos implementem funcionalidades idênticas, mas não deixa de ser curioso que, por um lado, se vejam os bancos muito felizes por poderem aceder aos dados dos outros bancos... mas por outro lado, estejam a dificultar que os clientes utilizem apps genéricas como o MB Way (com a ameaça da cobrança de taxas) de forma a obrigar que os clientes usem as suas próprias apps. Não fosse a tal directiva europeia, e já estou a imaginar que também exigiriam que fosse necessário pagar para aceder aos seus (nossos!) dados a partir de serviços concorrentes. :P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)