2019/05/04

Asteróide Apophis vai passar "tangente" à Terra em 2029


Embora não haja motivo para alarme, o asteróide Apophis vai passar a apenas 33 mil quilómetros da Terra, menos de um décimo da distância que nos separa da lua e muito próximo da órbita geoestacionária onde se encontram muitos satélites.

Não se devendo confundir o caso com o teste de um asteróide simulado, temos de facto um asteróide bem real que irá passar bem perto da Terra em 2029 (e posteriormente em 2036). O asteróide Apophis já fez soar alguns alarmes, sendo que quando foi inicialmente detectado em 2004 lhe foi atribuído a possibilidade de colidir com a Terra.

Felizmente, a probabilidade de 2.7% acabou por ser reduzida a zero à medida que foram sendo feitas mais observações e calculada a sua trajectória com maior precisão. Mas, ainda assim, o facto do asteróide passar a apenas 33 mil quilómetros, distância aproximada da órbita geoestacionária onde se situam grande parte dos nossos satélites, será um bom sinal de alerta para o perigo que estas pedras espaciais representam para a nossa civilização.

Por agora, estamos livres deste asteróide até 2036, mas não se poderá descartar a possibilidade de ser vir a tornar um problema em aproximações futuras. Quando tal vier a acontecer, seria aconselhável já se ter operacional um sistema de protecção, que pudesse desviar a sua trajectória ligeiramente de forma a que deixasse de ser uma ameaça - isto para não entrarmos em modo Armageddon e mandarmos o Bruce Willis ou Michael Bay estourar com ele! :)

1 comentário:

  1. Interessante na imagem animada parece que este asteroide tem uma trajetoria que não está no plano do sistema solar...

    ResponderEliminar