2019/05/28

Asus ZenBook Pro Duo vem com dois ecrãs 4K


A Asus tem explorado a utilização de touchscreens nos touchpads, mas o seu novo ZenBook Pro Duo leva o conceito ainda mais além, aplicando um ecrã 4K 32:9 secundário a toda a largura do portátil logo acima do seu teclado.

O ecrã OLED 4K de 15" principal já seria suficiente para tornar este ZenBook Pro bastante atractivo, mas a Asus achou que fazia sentido pregar uma partida à Apple, e mostrar o resultado de aplicar uma "touch bar" em versão mega-expandida, que neste caso resulta no ecrã secundário, com touch, também com resolução 4K mas em formato 32:9 (embora aqui não se trate de um OLED mas sim de um LCD).


Ficamos assim com um portátil com grande parte da área útil com ecrã, mantendo um teclado físico, e com o trackpad na zona dedicada ao teclado numérico lateral (podendo funcionar como teclado numérico ou trackpad).

O problema neste tipo de produtos reside sempre no uso que é dado ao ecrã secundário. Aqui, temos a possibilidade de o usar como um ecrã extra (tal como se fosse um segundo monitor), ou até dividi-lo em dois ecrãs 16:9 Full HD.

No resto do hardware, temos aquilo que seria de esperar para um modelo topo de gama, com CPUs até Core i9 e GPU Nvidia RTX 2060. quatro microfones para actuação da Cortana ou Alexa, Thunderbolt 3, etc. Para quem gostar do conceito mas não do preço (ainda não revelado), terá também uma variante mais compacta de 14" com ecrãs Full HD em vez de 4K, e opções de hardware mais limitadas.




5 comentários:

  1. Tem graça que tinha agora mesmo visto o video do Linus. O conceito parece-me muito bom, mas como é costume em tecnologia o preço vai definir o sucesso que isto possa ter por agora. Amplia o conceito de produtividade portátil dando ênfase ao aspecto multi-tarefa a que se propõe. Gostava de meter as mãos num para experimentar!

    ResponderEliminar
  2. Há specs da brightness do ecrã? Será que temos finalmente um Portatil Windows ao nível do ecrã do Macbook? ( >500 nits )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol, tanto modeles que anda ai aos anos... nesta lista de 4 o mac fica em 3º e por bastante.

      https://www.notebookcheck.net/These-are-the-five-brightest-laptops-we-ve-tested-thus-far.316670.0.html

      Eliminar
    2. Só um deles 15" e não o encontro em PT...

      Eliminar
  3. Ainda a pouco sai da Worten e só vi portáteis com ecrãs de 1366x768 anti-glare e afins que é o TOP há mais de uma década ;)

    ResponderEliminar