2019/05/07

Creative Commons ganha motor de pesquisa com 300 milhões de imagens


A partir de agora será mais fácil encontrar fotografias que se podem utilizar livremente sob a licença Creative Commons, graças ao motor de pesquisa que foi promovido de "beta" para uso oficial.

As licenças Creative Commons são bastante populares entre quem permite que as suas criações possam ser utilizadas por outras pessoas - havendo numerosas variantes disponíveis: que permitem a sua utilização comercial ou não, que permitem modificação ou não, etc. E agora, todos os interessados passam a contar com um motor de pesquisa de imagens Creative Commons.


É possível filtrar os resultados por tipos de licença específicas - por exemplo, que permitam a sua modificação, ou a sua utilização para fins comerciais - sendo garantido que não faltarão resultados que permitirão a sua utilização sem preocupações com os direitos de autor.

Embora o motor de pesquisa da Google também apresente as licenças das imagens, nem sempre isso parece ser feito de forma fiável. Deste modo, ao utilizar a pesquisa directamente no Creative Commons, fica-se a saber exactamente com o que se pode contar.

2 comentários: