2019/05/08

Dados de cidade inteligente chinesa estavam expostos na net


Se é preocupante ver dados de empresas expostos na net, o que acontece quando em vez de uma empresa se tem uma cidade inteira e dados sobre os seus cidadãos?

Foi precisamente isso que aconteceu na China, quando um investigador descobriu os dados referentes a uma "cidade inteligente" na China acessíveis na internet sem necessidade de qualquer password. Esses dados incluíam o acesso à rede de reconhecimento facial que é feito nas câmaras que vigiam a cidade, e que nos dá um pequeno vislumbre sobre o tipo de coisas que estão a ser feitas no território.

A base de dados continha informação sobre onde andam as pessoas, permitindo saber onde foram e por quanto tempo. Há também informação sobre se estavam a usar óculos, máscara (que na China é comum por causa da poluição do ar), se estavam com os olhos ou a boca aberta, se estavam a sorrir, se têm barba, e até um campo que atribui um grau de "beleza" aos rostos, para além da sua idade estimada. Se isso não fosse suficiente para levantar preocupações, o sistema tenta também determinar a etnia das pessoas apanhadas nas câmaras, separando os chineses nativos (Han) da minoria étnica Uyghur (e muito provavelmente, também os ocidentais).

O sistema faz cruzamento de dados com as autoridades, podendo ser utilizado para identificar pessoas específicas procuradas pela polícia. Nesse caso, é dado um alerta imediato a informar onde é que determinada "pessoa de interesse" foi detectada, assim que for reconhecida por uma câmara, juntamente com a indicação do motivo (se é um criminoso em fuga, um traficante de droga, etc.)

O sistema integra ainda informação de muitas outras fontes, incluindo sensores de fumo, detecção de avarias, e também faz o tracking dos smartphones, registando informação como o seu IMEI e IMSI, através de uma rede de postos de detecção espalhados pela cidade - algo idêntico ao que por cá é feito em escala mais reduzida nos centros comerciais.)

... Aos poucos, o cenário preocupante idealizado na série "Person of Interest", vai deixando de ser ficção para se tornar realidade.

1 comentário:

  1. Será mais " Perigo Publico "
    https://www.imdb.com/title/tt0120660/?ref_=nm_flmg_act_49

    ResponderEliminar