2019/05/24

Facebook eliminou 3 mil milhões de contas falsas em 6 meses


O Facebook tem sido criticado por promover fake news; mas não será fácil ter uma perspectiva da verdadeira dimensão deste problema - pelo menos até se descobrir que em apenas seis meses o Facebook eliminou 3 mil milhões(!) de contas falsas.

Desde que o Facebook mudou o seu "feed" de modo a que não apresentasse literalmente todos os conteúdos das pessoas e páginas que seguíamos, para passar a mostrar conteúdos seleccionados pelos seus algoritmos secretos com base nas coisas com mais likes / comentários / etc. que começaram também as tentativas para o manipular. Se o Facebook estava a dar prioridade a conteúdos com muitos likes e comentários, não demorou para que surgissem sistemas a criar contas falsas para cumprir esse objectivo - e a sua dimensão vai para além de tudo aquilo que se podia imaginar.

O assombroso número de três mil milhões de contas falsas removidas em seis meses é algo que nem sequer conseguimos visualizar. É equivalente a metade de toda a população na Terra - e significa que o Facebook terá eliminado uma média de 200 contas falsas por segundo, entre Outubro de 108 e Março de 2019.

Isto são as contas que o Facebook consegue detectar como sendo falsas numa questão de minutos após o processo de criação da conta; mas facilmente se percebe que algumas (muitas?) conseguirão escapar aos processos de detecção e integrar as redes de manipulação de notícias no Facebook. O próprio Facebook reconhece isso e estima que 5% dos 2.4 mil milhões de utilizadores activos mensalmente - 119 milhões - serão contas falsas.

... E com tudo isto, o Facebook ainda tem o descaramento permanente de continuar a insistir para que se pague para promover posts, de forma a que possam ser vistos pelos amigos e seguidores. Não seria mais simples e prático simplesmente voltar a apresentar tudo o que os utilizadores escolhem seguir; e que esta gestão feita pelo seu algoritmo de detecção dos conteúdos mais "interessantes" fosse apenas disponibilizada como opção? Pelo menos, passavam a ter uma desculpa para que só ficava sujeito a conteúdos promovidos de forma fraudulenta quem quisesse ficar.

3 comentários:

  1. Nem todas são contas falsas... tentei criar uma conta e pediram-me o e-mail, o número de telefone, uma foto nunca antes publicada e depois disseram não ser suficiente e queriam cópia do cartão de cidadão de ambos os lados! Como achei excessivo mandar a cópia do cartão de cidadão e não concluí a conta terei certamente sido considerado uma conta falsa (ou tentativa de criar uma) apesar de não ser o caso.

    Sinceramente admira-me que alguém consiga fazer contas falsas uma vez que hoje em dia só falta mesmo pedirem as facturas da água/ electricidade/ telecomunicações e o extracto bancário porque tudo o resto já exigem para permitir criar uma conta.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho a minha conta pessoal e tenho duas contas falsas, como faço gestão de uma página de facebook e a mesma estar constantemente a ser denunciada, o meu perfil pessoal já esteve 8 meses proibido de publicar em pagina, pelo que a unica solução foi criar dois perfis falsos, e nunca me pediram copia do cartão do cidadao, so pedem, se alguem denunciar o perfil como sendo falso, já o fizeram e eu deixei o perfil arder, alias, fazer perfis falsos e peanuts, so e preciso um email, e ser o suficiente esperto para contornar as regras do facebook. Se as publicação nas paginas não fossem alvo de denuncias por dor de cotovelo, ainda hoje usaria o meu perfil pessoal para as fazer, assim, a raça humana obrigou-me a criar outras contas, falsas... O problema esta todo no factor humano, não esta na plataforma, eles ganham dinheiro, mas quem é que trabalha de borla?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. N.M. num simples comentário, descreveu com "precisão milimétrica" um dos principais problemas que afetam os que querem "trabalhar" naquela rede social. Não poderia estar mais de acordo.

      Eliminar