2019/05/24

Teclas remodeladas dos MacBooks de 2019 não revelam alterações substanciais


A Apple voltou a mexer nas teclas problemáticas na mais recente geração de MacBooks Pro, mas as alterações parecem ser demasiado subtis para que resolvam o problema das teclas encravadas.

Por muito que a Apple insista em dizer que os problemas nos teclados afectam uma pequena minoria de utilizadores, a verdade é que não faltam casos a acumularem-se, de pessoas que têm que lidar com teclados que deixam de escrever certas letras ou a escrever letras duplicadas. Considerando que estamos a falar de portáteis que podem chegar a mais de 4000 euros, é o tipo de coisa onde se justificaria que qualquer marca (ainda para mais a Apple!) levasse bem a sério o problema, nem que afectasse apenas 1% dos clientes... mas em vez disso, tem-se limitado a fazer a troca dos teclados (por outros que voltam a avariar) em vez de resolver o problema.

Depois de uma remodelação em que adicionou uma membrana de protecção (que ainda por cima tentou justificar como sendo para "reduzir o ruído das teclas") que visava impedir a entrada de sujidade - mas que não resolveu o problema - a Apple volta a fazer um ligeiro ajuste nas teclas "butterfly" nestes MacBooks Pro de 2019, mas as diferenças parecem ser demasiado pequenas para que tenham impacto significativo.


A Apple refere que mudou alguns materiais, e de facto comprova-se que a cobertura das teclas foi mudada. No entanto, o elemento crítico que parece estar na origem de todos os problemas é a peça de metal responsável por actuar "como mola". Aqui não temos diferenças visíveis, mas pode ser possível que a Apple lhes tenha aplicado um qualquer tratamento que os torne mais duráveis. Seja como for, por agora não há motivos evidentes que permitam ter uma maior confiança nestes teclados - algo que só o tempo dirá... assim como os clientes que forem confrontados com as pesadas facturas assim que os seus MacBooks saírem do âmbito do programa de troca de teclado gratuito.

(Poderá também dizer-se que o facto da Apple incluir desde já este recém-lançado MacBook Pro de 2019 no programa de troca de teclado, parece indicar que nem a marca tem confiança que o problema tenha sido resolvido!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)