2019/05/24

Garmin lança novas Dash Cam para automóveis


Ter uma câmara no pára-brisas do automóvel é cada vez mais uma necessidade, para registar todo o tipo de "fenómenos" que vemos nas estradas, e a Garmin lançou uma nova série de câmaras Dash Cam 46/56/66W e Dash Cam Mini para complementar o seu catálogo.

As Dash Cam 46/56/66W mantêm o formato tradicional de "action cam", com ecrã na traseira que facilita o processo de orientação da câmara durante a instalação, assim como a visualização de clips gravados, com GPS e ângulos de visão de até 180º (em até 1440p HDR) que garantem que nada passe despercebido. Quem preferir um modelo mais discreto, poderá optar pela Dash Cam Mini, de tamanho mais diminuto, passando a depender do smartphone para ter acesso às imagens.


Todas elas suportam Bluetooth e Wi-Fi, permitindo sincronizar as gravações de vídeo de múltiplas câmaras com o Dash Cam Auto Sync ou descarregar os incidentes gravados para um smartphone. Nalguns dos modelos estão também disponíveis alertas avançados, como avisos de aproximação aos veículos na frente, mudança de faixa de rodagem, aproximação de radares de velocidade, e até aproximação de sinais vermelhos (estas duas últimas dependendo das regiões).

O Dash Cam Auto Sync e a app Garmin Drive podem sincronizar automaticamente o vídeo de até quatro câmaras Garmin para possibilitarem a cobertura a 360º do veículo. É também possível recorrer a comandos de voz para iniciar ou parar as gravações de áudio, tirar fotos ou ligar/desligar a funcionalidade de gravação de vídeo Travelapse - que condensa horas de condução num vídeo com duração mais reduzida e adequada para partilhar. Há ainda a possibilidade de usar um cabo para alimentação directa, para que se possa manter a vigilância enquanto o carro está estacionado.

Estas novas câmaras da Garmin têm um preço de venda ao público recomendado que varia entre os 129.99 e os 249.99 euros.

2 comentários:

  1. E a sua utilização para filmar o exterior do veículo em espaços públicos continua a ser ilegal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que pode, desde que não seja para fins comerciais...
      Artigo 79.º - (Direito à imagem) do CC é bastante claro em relação a isso, indica inclusive as situações em que, mesmo para uso comercial, não é necessário o consentimento (num. 2), sendo que no num 3 indica as exceções ao ponto 2. Filmar o local público desde que não seja para fim comercial é perfeitamente legal.

      Eliminar