2019/05/30

Google Maps ganha radares e limites de velocidade em Portugal


Nos últimos anos a Google tem feito chegar, muito lentamente, algumas funcionalidades do Waze ao seu Google Maps e agora foi a vez dos alertas dos radares e informação dos limites de velocidade.

Há muito que o Waze conta com informação sobre a localização de radares na estrada, assim como os limites de velocidade - funcionalidades que, qualquer utilizador que se aventure a experimentar o Google Maps para navegação GPS rapidamente sentirá falta ao conduzir. Mas, isso é algo que está prestes a ser resolvido, pois a Google está a actualizar o Google Maps com essas funcionalidades, e Portugal está na lista dos 40 países que terão direito a estas "novidades".

Embora não me pareça que isto seja suficiente para fazer com que os utilizadores do Waze se mudem para o Google Maps, tem como grande vantagem tornar o Google Maps bastante mais útil para efeitos de navegação para todo os que, por qualquer motivo, preferirem utilizá-lo face ao Waze. O Waze ainda recentemente foi actualizado e passou a contar com um indicador mais proeminente ao se ultrapassar o limite definido de velocidade (e que é capaz de alertar o condutor mesmo quando apenas se está a vê-lo usando a visão periférica).

Os radares e alertas de velocidade estão disponíveis (em processo de distribuição faseada) tanto para o Google Maps para Android como para iOS - no entanto, só a versão Android é que permite que os utilizadores reportem novos radares na estrada.

4 comentários:

  1. O sistema de alarme dos radares do google maps é mau.

    ResponderEliminar
  2. Eu já tenho acesso aos radares, mas limite de velocidade nem vê-lo, tenho que activar alguma coisa?

    ResponderEliminar
  3. Não percebo porque é que o Maps continua a usar uma voz gravada em Portugues quando o Android já tem o text to speech em PT-PT (que é a voz usada pelo waze).

    ResponderEliminar
  4. Ainda não tenho limite de velocidade, tenho que fazer algo para obter os mesmos?

    ResponderEliminar