2019/05/18

Google tem página "secreta" com tudo o que compramos

Não é segredo que a Google acumula uma impressionante quantidade de dados sobre os seus utilizadores, mas muitas vezes só temos percepção disso quanto os vemos com os nossos próprios olhos. É precisamente isso que se aplica também às nossas compras, usando uma página "secreta" da Google.

Quem tiver uma conta Gmail e fizer compras online já poderá ter reparado que a Google poderá enviar-lhe algumas notificações a dizer quando um determinado artigo foi enviado ou qual a data estimada para a entrega. É algo que não é feito de forma intrusiva, e que se descarta com facilidade se não for do nosso interesse. O que não se sabia é que essa informação recolhida através dos emails que recebemos no Gmail, tem uma página dedicada.

Um salto a esta página das "compras" mostra todas as compras que a Google tem associadas à nossa conta, incluindo datas de entrega estimada ou se já foram entregues.


Pessoalmente, não acho que ver esta informação discriminada desta forma seja mais preocupante do que, por exemplo, o histórico da localização de todos os sítios por onde andamos (para quem tiver o histórico activado), ou tudo aquilo que dissemos ao Google Assistant. No entanto, ao contrário destes, este histórico das compras não oferece qualquer opção para que essa informação seja eliminada (para o fazer exige que se apague o email respectivo do Gmail)  - o que significa que a Google fica com um registo permanente desses dados, valiosos para criar um perfil de cada utilizador. E isto para não entrar na desconfiança de que, mesmo que oferecesse tal opção, se realmente eliminaria esses dados...

Depois não admira que por vezes se leve com publicidade que parece "adivinhar" os nossos interesses... pudera... ao saber que páginas visitamos, onde é que clicamos, onde é que passamos mais tempo, e até que coisas compramos... o trabalho de detective fica praticamente feito.

3 comentários:

  1. Em certos casos isto até dá jeito... quantas vezes ando à pesca no Gmail a tentar encontrar uma determinada compra que não me lembro sequer em que loja online efetuei... aqui, pelo menos, a coisa está ordenada cronologicamente e sem outros elementos de distração.
    Pertinente realmente os comentários quanto à impossibilidade de "apagar" os elementos sem apagar os respetivos e-mails, algo que a Google poderia facilmente ultrapassar bastando ter no Gmail ter uma opção "Do not track" que se pudesse atribuir a uma qualquer mensagem de e-mail (acredito que poderia ser útil para outras funcionalidades).
    Claro que não me parece que a Google tenha interesse em seguir nesse caminho ;)

    ResponderEliminar
  2. Não sei ainda porque ia dizer que "Estou espantado"...
    Acabei de ver a minha página e... não me lembra o diabo; as coisas que comprei!!!!

    ResponderEliminar
  3. Entendo que meteste "secreta" mas acho que até com aspas é um bocado exagerado, essa página está directamente na página da conta nossa google (myaccount.google.com ou ir pelo botão que costuma estar no canto superior direito nas páginas da google e entrar aí na conta, nos telemóveis android é ir às Definições e depois na zona onde tem as contas ir à da google) no menu Pagamentos e Subscrições.

    ResponderEliminar