2019/05/01

Instagram vai alertar para comentários abusivos


O Instagram está a testar tácticas de combate ao bullying e, para além de esconder o número de likes, prepara-se também para servir de "consciência", alertando os utilizadores que estiverem prestes a enviar um comentário potencialmente abusivo.

É pena que a internet seja muitas vezes utilizada para lançar todo o tipo de abusos e ataques a outras pessoas. Diz o bom senso que, se não é para dizer algo construtivo, então mais vale estar calado. Mas para as pessoas a quem esse bom senso estiver em falta, o Instagram parece querer dar uma ajuda através de um sistema que irá perguntar se o utilizador deseja mesmo enviar um comentário que tenha sido considerado abusivo.

Se por um lado é positivo (e infelizmente necessário) ter ferramentas que permitam lidar com situações de abuso; por outro lado acho que acaba por ser igualmente preocupante que se chegue ao ponto de ter máquinas a servir de consciência para pessoas que aparentemente não a têm. Ainda por cima, não me parece que essas pessoas estejam sensibilizadas para desistirem de fazer os ditos comentários só porque o Instagram lhes chama a atenção para isso.

Por muito que gostasse de ter uma internet onde todos fossem civilizados, não me parece que esse seja um problema que possa ser resolvido por qualquer tipo de filtragem automática. Embora não seja uma solução que possa ser implementada a curto prazo, tudo acaba por se resumir à educação e responsabilização das pessoas pelos seus actos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)