2019/05/29

Intel Honeycomb Glacier é um portátil com ecrã duplo dobrável


A Asus não é a única que está a explorar portáteis com ecrã secundário encostado ao teclado nos portáteis, também a Intel tem um curioso protótipo que adiciona ainda mais novidades a este formato.

Embora por agora não passe de um protótipo, este portátil Honeycomb Glacier da Intel não só adiciona um ecrã secundário na zona superior do ecrã, como o transforma num ecrã dobrável - não no sentido do próprio ecrã ser flexível (bem temos visto os problemas associados a isso nos smartphones), mas de ter uma dobradiça que permite que também este ecrã fique posicionando em ângulo para o utilizador, e com isso elevando o ecrã principal.


Para além da óbvia vantagem de facilitar a visibilidade do ecrã inferior, o aspecto que poderá ser ainda mais interessante é o facto de este mecanismo permitir que o ecrã principal fique numa altura de utilização bastante mais confortável - sem necessidade de recorrer aos habituais suportes para portáteis.

Outra vantagem acrescida é que este protótipo conta com um sistema de eye-tracking da Tobii integrado na dobradiça entre os ecrãs de 15.6" e 12.3", e que devido ao seu posicionamento fica numa altura bastante mais funcional e que permite uma leitura mais fiável dos olhos.

Resta agora saber se esta tendência dos ecrãs duplos irá ser seguida pelos fabricantes, ou relegada a uma mera curiosidade.

1 comentário: