2019/05/01

Investigadores convertem pensamentos em voz


Naquilo que mais pareceria algo saído de um filme de ficção científica, investigadores conseguiram criar um sistema que é capaz de converter os pensamentos em voz, mesmo que a pessoa em causa não tivesse a capacidade de falar fisicamente.

O sistema é capaz de interpretar a actividade cerebral e convertê-la para uma voz sintetizada, sem que seja necessária a actuação efectiva dos músculos. Daí que se possam antever as aplicações possíveis, dando uma voz a pessoas que de outra forma poderiam não ter outra forma de comunicar.

Embora este sistema permita ao utilizador falar de forma 70% perceptível a um ritmo natural (muito mais prático do que os sistemas que obrigam as pessoas a seleccionar vagarosamente palavras para criarem frases), está dependente de um longo processo de "aprendizagem" em que a pessoa tem que falar... e falar... e falar, para que seja associado o mapa da actividade cerebral aos movimentos que produzem a voz.


São os primeiros passos de algo que no futuro poderá permitir uma interacção directa com assistentes digitais, bastando "pensar" para fazer pedidos, em vez de terem que ser ditos em voz alta. De certa forma, poderá potenciar a nossa transição para "telepatas digitais", sendo possível enviar mensagens, ou ditar emails, apenas com o pensamento.

1 comentário: