2019/05/17

Live Transcribe da Google vai reconhecer ruídos e permitir selecção de texto


A app Live Transcribe da Google permite passar para texto tudo aquilo que for dito (até mesmo em Português), mas vai em breve ser capaz de identificar ruídos como o latido de cães, assobios, e outros.

Tendo sido criada para ajudar as pessoas surdas ou com problemas de audição, o Live Transcribe vem complementar as ferramentas de acessibilidade no Android, estando disponível de origem nos Pixel e como app independente para os demais smartphones. O seu funcionamento é impressionante e funciona até para Português de Portugal - embora não se tenha acesso a todos os benefícios que se tem na língua inglesa, como a pontuação automática.

Ainda assim, não é perfeita, e há melhorias que estão prometidas para breve.


Para além da transcrição das conversas, o Live Transcribe vai passar a reconhecer "barulhos", podendo identificar quando alguém está a assobiar, um cão a ladrar, ou alguém a bater à porta - por exemplo - contribuindo para que uma pessoa sem audição possa ficar mais informada sobre o que se está a passar.

Outro detalhe que vai ser corrigido, é a incompreensível opção da Google não ter permitido que o texto que está a ser reconhecido pudesse ser seleccionado e copiado (um dos detalhes que muito me irrita frequentemente, e que infelizmente é um mal geral em muitas apps - também acontece no Gmail ao ver um email, obrigando-nos a ter que fazer uma "resposta" para passar a ter o texto seleccionável). As transcrições irão também poder ser mantidas até 3 dias, em vez de desaparecerem assim que se encerra a app.


Se ainda não experimentaram, aconselho-vos a que vejam o que o Live Transcribe consegue fazer. :)

1 comentário: