2019/05/06

Microsoft lança IntelliCode para facilitar a vida aos programadores


Depois do IntelliSense fica finalmente disponível o novo auxiliar para a programação que recorre a A.I. e foi treinado com base em projectos bem cotados no GitHub: o IntelliCode.

Com o IntelliSense a MS veio dar uma preciosa ajuda aos programadores, facilitando o processo de escrever código e reduzindo drasticamente as hipóteses de erro por se escrever o nome de uma função errada, ou de lhe passar um argumento errado (entre muitas outras coisas). Mas, haveria muito mais coisas para fazer, e foi precisamente isso que a MS fez.

O IntelliCode pode ser considerado a próxima geração do IntelliSense, e agora contando com a ajuda da inteligência artificial e do treino recolhido em milhares de projectos disponíveis publicamente no GitHub, que tivessem uma classificação de mais de 100 estrelas. Com isto, o IntelliCode é capaz de ter uma maior noção do contexto em que se está a criar algo, sugerindo coisas mais inteligentes e que permitirão reduzir ainda mais tempo aos developers (e também reduzir o risco de erros).

O potencial para evolução do IntelliCode é imenso, prevendo-se que um dia possa vir até a sugerir funções completas baseado apenas no nome da função; mas até lá, nada como o ir experimentando passo a passo. Passa a estar disponível de origem com o Visual Studio 2019 Version 16.1.

1 comentário:

  1. Já uso à bastante tempo no Visual Studio Code e realmente aquilo maior parte das vezes "adivinha" o que queremos escrever a seguir.

    ResponderEliminar