2019/05/05

Samsung confirma estar a trabalhar em ecrã com câmara frontal "invisível"


Há muito que aguardamos pela chegada de um smartphone com ecrã total que possa ter a câmara frontal também escondida sob o próprio ecrã, sem recorrer a furos nem popups, e a Samsung confirmou já estar a trabalhar nesse sentido.

Desde o momento que as margens em redor dos ecrãs se começaram a reduzir que se sabia que os notches e demais soluções encontradas para manter a câmara frontal funcional seriam temporárias, e que inevitavelmente se chegaria a um ponto em que seria possível ter a câmara frontal escondida sob o próprio ecrã, de forma completamente invisível.

Na verdade, já é isso que acontece nos smartphones com sensor de impressão digital óptica no ecrã (como o OnePlus 6T, na imagem acima). Esse sensor nada mais é que uma câmara que consegue ver através do ecrã OLED, exactamente o que se precisa para uma câmara frontal.

O único problema é que embora a qualidade obtida (de um dedo colado ao ecrã, e iluminado) seja suficiente para esta função, para efeitos de câmara para selfies a coisa é bem diferente, implicando uma substancial redução na quantidade de luz recebida (a maioria dos OLEDs transparentes fica-se por 60 a 70% de transparência). Será este o aspecto que a Samsung terá que superar para trazer um ecrã total com câmara invisível para o mercado - se bem que imagino que isso também poderá contar com a ajuda de sensores de câmaras mais eficientes, que sejam capazes de compensar a perda causada pelo ecrã.


P.S. Pela parte negativa, se por agora ainda vamos conseguindo tapar as câmaras com uma tampa ou simples fita adesiva, para garantir a privacidade, quando estiverem metidas nos ecrãs teremos que andar com partes do ecrã tapadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)