2019/05/26

Satélites Starlink já dão show no céu nocturno - e são confundidos com OVNIs


Os recém-lançados 60 satélites Starlink da SpaceX estão a proporcionar um espectáculo a todos os que se derem ao trabalho de olhar para cima e espreitar as estrelas.

Embora este lote de 60 satélites se vá começar a dispersar para assumir o seu lugar na constelação Starlink, nesta fase torna-se numa oportunidade imperdível para se ver um verdadeiro "comboio" de satélites a percorrer o céu nocturno - sendo algo que também pode dar origem a alguns avistamentos "estranhos", já que nunca antes se viu nada igual.

Algo que podemos comprovar com o vídeo que se segue, que nos mostra como a fileira de satélites Starlink estava há dias, observada por uma câmara de vigilância (com maior sensibilidade à luminosidade). Ainda assim, o próprio observador ficou surpreendido por ver os satélites tão brilhantes... o que também pode levantar algumas preocupações de "interferências" quando se tiverem os 12 mil satélites em órbita - para além de mais alguns milhares de projectos idênticos de outras empresas.

Neste momento, este "comboio" pode ser visto duas ou três vezes por noite; mas daqui por mais uns anos, será garantido que teremos sempre alguns destes satélites visíveis no céu a qualquer momento.


7 comentários:

  1. Há mesmo necessidade de ter milhares de engenhocas no céu? Só queria ter a certeza de que um dia não iremos arrepender disso.

    ResponderEliminar
  2. Não é irreversível, pelo menos sei disso, o lixo espacial é também uma coisa que me preocupa e que gostaria que a minha geração fizesse diferente do que foi levianamente e ainda continua ao nível do solo.

    ResponderEliminar
  3. É possível ver do nosso hemisfério? Se sim, a que horas? :)

    ResponderEliminar
  4. 30 de Maio, 21:20h, pelo que percebi nesse link, passa ao sul de Vila do Conde e ao sul de Braga. Agora fica a dúvida se consigo ver (desde Viana do Castelo)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou 29 de Maio às 22h... :)

      Eliminar
    2. mas esse passa um bom bocado acima da Corunha. será que é visível desde Viana? É essa a dúvida...

      Eliminar