2019/05/15

SIBS Analytics disponibiliza estatísticas sobre o consumo em Portugal


Já imaginaram o que se pode fazer com todos os dados recolhidos sempre que se faz um pagamento? A SIBS dá-nos finalmente uma pequena-grande ideia, através do site SIBS Analytics, que nos dá acesso a indicadores do consumo mediante uma imensa variedade de parâmetros.

Usando o SIBS Analytics, podemos facilmente ver que tal tem sido a evolução dos gastos dos portugueses, não só a nível do país mas também discriminado por distritos; mas não se ficando por aqui. Gostariam de saber que tal se comparam os gastos em supermercados entre o norte e o sul de Portugal? Ou que tal ver qual é o distrito que faz pagamentos médios mais elevados na hora de meter combustível? Ou ainda, quem é que mais gasta em saúde? Tudo isso e muito mais fica à distância de alguns cliques neste novo portal da SIBS.



A par dos indicadores do consumo temos também uma secção dedicada à caracterização dos consumidores. Aqui, facilmente se pode analisar quais os sectores em que gastam mais dinheiro, e a frequência com que gastam dinheiro nesses sectores - coisas que também podem ser discriminada temporalmente e geograficamente.


É um verdadeiro parque de diversões para quem apreciar estes dados, que habitualmente ficam escondidos do olhar do público.

1 comentário:

  1. "Quando a esmola é muita, o pobre desconfia."

    Isto estará disponível em modo aberto e gratuito até quando?
    Sendo a SIBS pertença dos bancos, não dou 2 anos para isso passar a ser pago.

    E sim, claro que espero bem estar errado. ;)

    ResponderEliminar