2019/05/03

Tesla lança novo Model 3 mais barato mas com autonomia limitada a 150km


Para tirar partido de incentivos fiscais no Canadá a Tesla lançou uma versão mais barata do Model 3 que permite aos canadianos ficarem com um destes modelos por menos de 27 mil euros(!). Infelizmente, para isso ficarão também limitados a uma autonomia de 150km sem possibilidade de "upgrade" posterior.

O Canadá oferece incentivos de 5 mil dólares canadianos (3300 euros) na compra de automóveis eléctricos, mas estando limitado a automóveis que tenham um preço base inferior a 45 mil dólares (cerca de 30 mil euros) e até um máximo 55 mil dólares (36.6 mil euros) com extras incluídos. Um limite que desesperava muitos canadianos, já que deixava o Model 3 mais económico fora deste limite do preço base por pouco (47 mil dólares).

Eram apenas 2 mil dólares de diferença que estavam a impedir o acesso a 5 mil dólares de incentivos, e que a Tesla arranjou forma de contornar, criando uma versão especial do Model 3 com preço base de 44999 dólares canadianos - uma versão que, depois de aplicados os incentivos, deixa o Model 3 Standard Range num incrível patamar de apenas 40 mil dólares canadianos dependendo da região, ou seja, pode ficar por apenas 26600 euros!


Só que nem tudo são boas notícias. Para colocar o Model 3 neste patamar, a Tesla limitou a autonomia a apenas 150 km, menos de metade dos 386 km do Model 3 Standard Range Plus.

Ora, depressa se pensou que isto seria apenas um artifício para conseguir enquadrar o carro dentro do limite de preço, e que seria possível "desbloquear" a autonomia extra por um valor convidativo. Só que infelizmente não é esse o caso. A Tesla já veio dizer que neste em concreto não irá disponibilizar a opção de desbloquear a autonomia após a venda, deixando este modelo permanentemente limitado aos 150 km.

Fica assim claro que a principal intenção da Tesla é fazer com que os clientes continuem a optar pelo modelo Standard Range Plus de 53700 dólares, que passa a ter direito ao incentivo dos 5 mil dólares por ser considerado uma versão do tal modelo de preço reduzido que o torna elegível para este incentivo. Assim, assumindo que a maioria dos clientes não quererá dispensar a autonomia dos 386 km, o preço a pagar, considerando o incentivo será de 48700 dólares (32400 euros).

Um valor que, mesmo não sendo tão apelativo quando os 26600 euros, continua a ser bastante atractivo - e que dependendo das regiões, pode ser reduzido ainda mais. Há regiões que oferecem até 8000 dólares canadianos de incentivo, resultando num Model 3 Standard Range Plus por 30 mil euros. Caso fosse aplicado ao Model 3 de 150km, colocaria o seu preço nuns incríveis 24600 euros (mais barato que um Renault Zoe cá em Portugal)! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)