2019/05/03

Wear OS ganha widgets chamados Tiles


Demorou, mas o Wear OS (ex-Android Wear) ganha finalmente widgets que facilitam o acesso à informação com simples gestos de deslizar no ecrã dos smartwatches.

A Google tem investido recursos consideráveis a manter e modernizar o seu Wear OS, mas uma das áreas em que estava para trás era precisamente na ausência de widgets. Os widgets são algo que sempre fez parte do Android, mas que no caso dos smartwatches continuava ausente - tornando-se ainda mais caricato que na plataforma concorrente Apple Watch os utilizadores tivessem acesso às "complicações", que permitem adicionar mini-widgets disponibilizados pelas apps nas faces dos relógios.

No caso do Wear OS a opção da Google não foi tão complexa, com estas "Tiles" a serem widgets de ecrã completo a que se pode aceder mediante um gesto de deslizar no ecrã; um gesto que em tempos apenas se limitava a permitir mudar de watchfaces, e que na última remodelação do Wear OS passou a dar acesso ao Google Assistant (à esquerda) e ao ecrã de actividade (à direita). Agora, a esses ecrãs juntam-se outros que podem mostrar informação adicional, embora por agora em número limitado: objectivos, próximo evento, previsão do estado do tempo, ritmo cardíaco, notícias e temporizador. Não me parece que seja tão útil quanto a possibilidade de ter múltiplos widgets directamente num watchface, mas é melhor do que obrigar-nos a abrir uma app para ver esta informação.

A actualização com as Tiles começará a ser distribuída durante o próximo mês (Junho).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)