2019/06/13

Android já está sugerir browsers alternativos no Google Play


Da próxima vez que abrirem a Play Store no vosso Android, não se admirem se virem surgir uma sugestão para instalarem browsers alternativos para além do Chrome.

Alguns dos nossos leitores já começaram a deparar-se com um ecrã de selecção de browsers ao visitarem a Play Store, com a indicação que que podem instalar browsers adicionais no seu smartphone ou tablet. Uma medida que visa apaziguar as autoridades e processos europeus que acusam a Google de impor os seus serviços e produtos no Android.

A lista apresenta browsers como o Chrome (obviamente), Microsoft Edge, Brave, Opera (com VPN gratuita), e o Firefox - ou então, podem sempre optar por clicar no generoso botão no fundo do ecrã, que dispensa tais sugestões.



Embora o Chrome seja o browser de primeira escolha no Android e muitos utilizadores nem sequer considerem experimentar alternativas, a verdade é que não fará mal nenhum darem uma hipótese a um browser alternativo de vez em quando, nem que seja para ficarem a par do que existe e saberem se realmente estão a ser assim tão bem servidos pelo Chrome. A inclusão de uma VPN gratuita no Opera é uma excelente mais valia, e tanto o Firefox como o Brave têm feito forte aposta na privacidade dos utilizadores (ao contrário do Chrome, que em Android continua sem sequer permitir utilizar um ad-blocker de forma fácil; e que no desktop também se prepara para dificultar o seu funcionamento).


Tenho-me dado bastante bem com o Brave no smartphone e o Firefox no desktop... mas o que importa, acima de tudo, é experimentarem um qualquer browser alternativo - e dando-lhe uma verdadeira oportunidade para mostrar o que vale, sem desistir ao fim de 5 minutos por "ser diferente" daquilo a que estão habituados!

2 comentários:

  1. Portato sugere:
    - Blink
    - Blink
    - Blink
    - Blink
    - Gecko

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo Inês, a única plataforma que ainda permite o escape à rede de influência da Google, é o Firefox, sabendo que os standards só se garantem sem um total domínio de um motor de renderização. No PC só Firefox, admito que em Android, a performance do Chrome me faz optar por este.

      Eliminar

[pub]