2019/06/27

Apple contrata engenheiro chefe da ARM


A Apple continua a apostar no desenvolvimento dos seus próprios chips e consegue mais uma contratação de luxo: o engenheiro chefe da ARM, responsável pela criação dos Cortex-A76 utilizados no Snapdragon 855.

A estratégia da Apple em desenvolver os seus próprios chips, baseados em ARM, revelou-se muito produtiva. Face aos adversários Android, os iPhones e iPads da Apple têm conseguido manter um nível de desempenho e eficiência superior ao dos rivais, resultando de uma sinergia perfeita entre o hardware e o software. Nos últimos anos essa estratégia tem sido reforçada, com a Apple a investir também no desenvolvimento do seu próprio GPU, e fala-se que também está a trabalhar no desenvolvimento dos seus próprios modems 5G, componentes essenciais que lhe permitirão minimizar a dependência de fornecedores externos e maximizar o nível de eficiência.

A contratação de Mike Filippo torna-se, por isso mesmo, uma contratação de luxo, num mercado onde os especialistas com provas dadas fazem parte de um clube bastante restrito e pouco numeroso.



Além disso, para além de ter passado os últimos 10 anos na ARM como Lead CPU Architect, conta ainda com a experiência de ter passado por postos semelhantes na Intel e AMD antes disso - dando-lhe uma visão bastante abrangente do panorama dos CPUs a nível global.

Os resultados desta contratação só se irão fazer sentir daqui por um par de anos, mas pelo menos fica desde já assegurado que a Apple está bem apetrechada para se manter numa posição liderança no desenvolvimento dos seus próprios chips, que num futuro próxima deverão também começar a ser aplicados nos Macs e não apenas nos iPhones e iPads.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)