2019/06/21

Astronautas podem ficar "presos" na micro-gravidade


Estamos habituados a ver os astronautas no espaço a flutuar livremente pela estação espacial internacional, mas se ficarem perfeitamente imóveis e fora do alcance de algo que lhes possa servir de apoio, podem ver-se numa situação bastante ingrata de ficarem "presos" no ar.

O ambiente de microgravidade vivido a bordo da ISS e outras naves em órbita é o de mais aproximado que temos para podermos voar como super-heróis. E provavelmente, já muitos terão imaginado que essa actividade de voar poderia ser idêntica há de "nadar" pelo ar. Mas no entanto, o seguinte vídeo mostra-nos que não será bem assim.



Se um astronauta não tiver algo que sirva de apoio para dar o impulso para "voar" até outro ponto de apoio, arrisca-se a ficar parado no ar e terá algumas dificuldades para conseguir sair do sítio em que se encontra. Será preciso fazer alguns movimentos bem calculados para conseguir gerar algum movimento que lhe permita aproximar-se de algo que tenha por perto - mas até que o consiga... fará uma figura bastante cómica. :)

13 comentários:

  1. Obviamente era um exercício porque existe um método muito simples. Basta enviar uma peça numa direção que se acelera na oposta. Por exemplo descalça o sapato e envia-lo para a frente levará a uma muito pequena aceleração para trás mas que será suficiente para chegar a alguma parede.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia dizer mesmo isso, desde que tenha alguma peça de roupa que possa despir, por pouco impulso que vá gerar é o suficiente para conseguir ir na direcção a uma das paredes.

      Eliminar
    2. Era um bom teste para se fazer, já que suspeito que o mais provável que se conseguisse era entrar em rotação sem sair do sítio (pelo menos com o gesto de "atirar" tradicional).

      Eliminar
    3. Tens razão, teria de ser o mais perfeito possível com um eixo imaginário da pessoa.

      Eliminar
  2. Faz lembrar o episodio do Love Death+Robots, Helping Hand (https://youtu.be/FHPWoi2TEFQ?t=532)

    ResponderEliminar
  3. Se estiver nú pode abanar o mangalho para dar impulso....eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso as astronautas estariam sempre em apuros por não disporem de "mangalhos"?

      Eliminar
  4. Um peidito não serve?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh, eh, nota para futuros astronautas:
      "Lembrar de comer sempre um pouco de feijão todos os dias, não vá ser necessário em caso de aflição..."

      Eliminar
  5. Têm de alterar a dieta, por exemplo comer feijoada com frequência, se é que funcionaria.
    Desculpem :)

    ResponderEliminar
  6. Bem o povo parece sábio em navegação espacial! :D

    ResponderEliminar