2019/06/16

Astrónomos acreditam ter encontrado módulo lunar da Apollo 10


Depois de andar perdido pelo espaço nos últimos 50 anos, uma equipa de astrónomos acredita ter encontrado o módulo lunar da missão Apollo 10.

A missão Apollo 11 está gravada nas memórias de todos os que se interessam pela aventura espacial, mas desta vez o protagonismo vai para a missão precedente: a Apollo 10. A missão Apollo 10 foi lançada a 22 de Maio de 1969 (apenas dois meses antes da Apollo 11), e tinha por objectivo fazer a simulação final da ida à Lua, incluindo o acoplamento com o módulo lunar e passagem de dois astronautas, Thomas Stafford e Eugene Cernan, para o mesmo, enquanto John Young permanecia no módulo de comando.

A missão foi bem sucedida, orbitando a lua, mas sem que tivesse sido feita a separação e alunagem - honra reservada para missão seguinte, meses mais tarde. E depois de concluído o regresso dos astronautas do módulo de comando, o módulo de lunar, baptizado de "Snoopy" (por ir "espreitar / snoop" o local de pouso da missão seguinte), foi ejectado para uma órbita em redor do sol... e nunca mais se ouviu falar dele, até agora.

[o comandante Thomas Stafford a fazer uma festa ao Snoopy para boa sorte]

Nick Howes é um astrónomo que há muito estava intrigado com o destino do "Snoopy", e que começou a investigar o seu possível paradeiro em 2011. Após quase uma década, veio a público anunciar que ele e a sua equipa têm 98% de certeza de o terem localizado.

Infelizmente, por agora temos que ficar com a (potencial) boa notícia, já que nesta fase será praticamente impossível confirmá-lo devido à sua distância e brilho reduzido. Ainda por cima, está numa fase em que se está a distanciar cada vez mais da Terra. Será necessário aguardar quase duas décadas até que ele se aproxime o suficiente da Terra para que seja possível tentar confirmar a sua identificação - e, nessa altura, até talvez já seja possível utilizar umas naves da SpaceX para o interceptar e trazer de regresso à Terra. Marquem na agenda que o ano de 2037 irá ser animado em termos espaciais! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)