2019/06/16

Asus cede smartphones a developers


Embora podendo não ter a expressão de outros tempos, a comunidade de developers Android continua a ter um bastante proeminência entre um vasto segmento dos utilizadores, e há marcas que demonstram o seu respeito por isso, como está a ser o caso da Asus.

Os developers nem sempre são visto com bons olhos pelos fabricantes, mas há quem prefira vê-los como aliadas em vez de inimigos.

A Asus tem sido uma da marcas que tem dado aos utilizadores a possibilidade de se aventurarem neste mundo, disponibilizando um método para desbloqueio do bootloader. Embora esta política já venha de longe, a marca não tinha - até ao momento - apostado de forma clara o seu apoio aos mesmo, algo que passa a acontecer por intermédio de uma pareceria com o XDA.


Este portal do mundo mobile seleccionou um conjunto de developers de diferentes áreas, com o intuito de serem disponibilizadas novas funcionalidades para o ZenFone 6. Quem tiver este smartphone poderá experimentar uma nova ROM, como é o caso do LineageOS, OmniROM ou até mesmo uma imagem GSI com um Android sem modificações. Para este efeito, contarão também com uma recovery modificada (TWRP) e, se assim o desejarem, um novo kernel.

Nesta lista encontramos um nome particularmente de interesse, o Arnova8G2, responsável por desenvolver versões modificadas da app Google Camera para uma alargado leque de smartphones, e que certamente também passará a contar com o ZenFone 6 da Asus.

Não sendo uma informação que interesse aos utilizadores que nem querem ouvir falar de ROMs e bootloaders e unlocks, será por certo muito bem vindo junto de todos aqueles que queiram ter total controlo sobre o seu smartphone... e também aqueles que apreciarem as vantagens de usarem a app da câmara da Google face à app do fabricante (o modo night sight para as fotos nocturnas costuma ser particularmente interessante).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)