2019/06/22

Sistema de detecção de imagens manipuladas no Photoshop


As potencialidades para manipular imagens disponibilizadas por programas como o Photoshop são assustadoras, mas há quem esteja a trabalhar no sentido de nos mostrar quando isso acontece.

Os "retoques" feito no Photoshop tornaram-se algo que quase se pode considerar comum. Com uns poucos cliques é possível emagrecer sem esforço, ajustar o nariz para se parecer com o que se deseja, ou transformar um rosto descontente num rosto sorridente. Na maioria dos casos, serão coisas feitas com consentimento e sem qualquer motivo perverso; mas pode também surgir o caso em que seja necessário saber se a imagem que estamos a ver é mesmo original, ou se foi manipulada de alguma forma.

É isso mesmo que este projecto para detecção de "photoshop" se propõe fazer, e com resultados bastante interessantes.

O sistema não só consegue detectar áreas manipuladas, como é capaz de indicar com boa precisão como é que a imagem original seria antes de ser mexida. Portanto, não só nos diz que alguém andou a retocar os lábios para os por a sorrir (por exemplo), como também qual seria a expressão na foto original que lhe serviu de base. Já estou a imaginar um sistema deste tipo aplicado a um filtro de realidade aumentada, para nos permitir ver o mundo tal como ele é na realidade, livre de todas as manipulações do Photohsop. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)