A Google anunciou que a prometida funcionalidade de limitação do histórico da localização apresentada no início de Maio está finalmente a chegar aos dispositivos Android e iOS.
Até ao momento, activar o histórico da localização da Google era algo do estilo "tudo ou nada". Se se aceitasse, tinha que se aceitar também que esses dados iriam ser recolhidos de forma contínua e mantidos até que se decidisse eliminá-los manualmente - algo que poderá ser considerado excessivo para muitos utilizadores. Por outro lado, ao não aceitar o histórico da localização, perde-se o acesso a funcionalidades que podem ser interessantes, que têm por base o nosso padrão de deslocações para nos dar alertas e sugestões.
A Google implementou finalmente um modo intermédio para tentar agradar a todos, permitindo que os utilizadores decidam por quanto tempo querem que os seus dados de localização sejam mantidos. Em vez de ser a tal opção "tudo ou nada", podemos agora seleccionar se queremos manter os dados dos últimos 18 meses ou apenas dos últimos 3 meses.
Auto-delete controls for Location History start rolling out today on Android and iOS, making it even easier for you to manage your data → https://t.co/dX1uoqcR8O pic.twitter.com/Oc3fk66QNm— Google (@Google) June 26, 2019
De referir que independentemente da opção escolhida continua a ser possível, a qualquer momento, eliminar todo o histórico da localização, ou de determinadas datas ou para determinados locais.
Como é habitual na Google, esta alteração está a ser feita de forma faseada e poderá demorar alguns dias / semanas até que chegue a todos os utilizadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)