2019/06/11

Google Street View vai captar Portugal em HD


A Google já deu início a mais uma ronda de actualização das imagens do Street View em Portugal, desta vez com a mais recente geração do hardware que permita capturas em HD com maior qualidade.

Portugal já conta com uma cobertura bastante razoável em termos de Street View, mas em breve irá ficar ainda melhor. A partir dos próximos dias, a Google irá proceder à recolha de imagens de 360º em múltiplas cidades e estradas portuguesas de Portugal Continental, assim como nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, para renovar as imagens já existentes e fotografar locais ainda não abrangidos em recolhas anteriores.

A recolha será feita com os novos carros do Street View com câmaras HD, pela primeira vez no nosso país. Estas novas câmaras oferecem maior resolução e qualidade superior, possibilitando o funcionamento do sistema durante mais horas (mesmo durante a manhã e final da tarde), com qualidade suficiente para captar o nome das ruas, número das portas, nome de empresas, etc. Este novo conjunto reduz o número de câmaras no mastro dos automóveis de 15 para 7, mas passam a ser de 20MP cada, a que se juntam duas câmaras adicionais para a captação de imagens HD laterais, e LIDARs para captura em 3D. A Google refere ainda que poderá registar alguns pontos de interesse adicionais, pedido de organizações e entidades de turismo local, através da "mochila StreetView" que permite recolher imagens 360º em locais inacessíveis a veículos.

Podemos ver indicações sobre a cobertura do Street View e os locais e datas da captação de imagens. E, considerando que já lá vai uma década desde os últimos apanhados do Street View em Portugal, vamos lá ver que mais apanhados irão surgir desta vez... em HD. :)

1 comentário:

  1. No semana passada cruzei me na estrada com eles pelo que vou ser um dos apanhados pelo street view mesmo que a conduzir xD

    ResponderEliminar