2019/06/05

iOS facilita troca de redes WiFi e dispositivos Bluetooth


Para além da opção para prolongar a vida das baterias, o iOS 13 chega também com uma forma facilitada para mudar entre redes WiFi e dispositivos Bluetooth a partir do Control Center.

Actualmente o iOS permite que se ligue desligue o WiFi ou Bluetooth rapidamente a partir do Control Center, acessível com um gesto de deslizar a partir do lado direito do topo. Infelizmente, se se der o caso de estarem ligados a uma rede WiFi e se quiserem ligar a outra, ou estarem ligados a uns headphones Bluetooth e se quiserem ligar a uma coluna BT, isso já é outro assunto, e obriga a ir às respectivas secções nas definições do iOS - processo que poderá ser evitado com a chegada do iOS 13.

No iOS 13, passa a ser possível mudar para outras redes WiFi e dispositivos Bluetooth a partir do Control Center.


Para isso bastará fazer um toque prolongado na secção do WiFi e Bluetooth, para a expandir, e de seguida um toque prolongado no icon do WiFi ou BT para se ter acesso à lista de redes WiFi / dispositivos Bluetooth disponíveis, bastando um toque adicional para os seleccionarmos.

Na prática, não se está a poupar o número de toques - pelo contrário. Neste método (iOS 13) temos que:
  1. fazer o gesto de acesso para o Control Center; 
  2. toque prolongado no painel WiFi/BT; 
  3. toque prolongado no WiFi / BT
  4. escolher rede WiFi / dispositivo BT

No actual sistema do iOS 12 temos:
  1. tocar na app dos settings
  2. tocar na secção WiFi ou BT
  3. escolher rede WiFi / dispositivo BT

Portanto, a única vantagem é a de que o processo no iOS 13 poderá ser feito a qualquer momento, mesmo que se esteja dentro de uma app, sem necessidade de visitar a app dos Settings. Ainda assim, esperamos que até à versão final do iOS 13 a Apple consiga, no mínimo, igualar o número de toques necessários, permitindo que o acesso à lista de redes WiFi / BT possa ser feito directamente nos icons respectivos através de um toque longo,  poupando a necessidade de expandir o painel.

2 comentários:

  1. Deixei o IPhone faz 2 semanas e ainda bem, não sinto audades nenhumas. Esta era uma das coisas que não entendia como não fazia.

    ResponderEliminar