2019/06/18

Metade dos utilizadores nunca utilizou assistentes por voz


A Siri pode ter chegado aos iPhones em 2011, mas passado quase uma década a taxa de utilização dos assistentes de voz (incluindo o Google Assistant) continua a estar muito longe da que se poderia imaginar.

Nos EUA um inquérito revelou que quase metade dos utilizadores nunca utilizou um assistente por voz, e que esse número aumenta para os 65% se englobarmos os que apenas o fazem muito raramente. Do lado oposto, temos 6% de utilizadores que diz utilizá-los mensalmente, 13% que os usam todas as semanas, e 16% que os usam diariamente.



Em Portugal é bem provável que os números sejam ainda "piores", já que a utilização destes assistentes de voz em português de Portugal costuma deixar bastante a desejar - a não ser que estejam dispostos a dar a devida sonoridade do Brasil (o que é pena, porque os sistemas de transcrição, tanto no iOS como no Android, demonstram que não há qualquer dificuldade para entenderem o português de Portugal).


Posso dizer que faço parte do grupo que usa diariamente (em inglês) - mas apenas devido aos comandos para começar e parar a música no Google Home quando estou em casa. Em utilização no smartphone, ficaria no grupo dos que usa semanalmente, quase sempre para arrancar com o programa de navegação (Waze!) caso me tenha esquecido de o fazer antes de por o carro em marcha, ou enviar uma mensagem quando estou a conduzir.

E vocês, costumam dar uso aos comandos por voz... ou fazem parte da maioria que trata o smartphone como parceiro silencioso?

Create your own user feedback survey

5 comentários:

  1. Quem responde que nunca utiliza também têm de responder à 2ª pergunta? Cliquei no botão "Done" mas não tenho a certeza se a resposta ficou ou não registada, não dá nenhuma mensagem.

    Relativamente ao tema em si não utilizo por duas razões: 1º a privacidade, tanto por não querer o telemóvel a espiar o que é dito em redor, tanto por não querer que outros oiçam as ordens que dou ao telemóvel; e 2º limitações da tecnologia, sinceramente tem poucas funcionalidades que tenham interesse para mim (claro que isso é relativo e depende das pessoas)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS: Depois de postar o comentário lá apareceu o aviso de resposta submetida do survey monkey. O Firefox deve estar a bloquear alguns cookies e por isso eu não via nada.

      Eliminar
  2. Uso diariamente, tenho usado o Google home, têm existido algumas melhorias como as conversas contínuas que acho muito interessante, depois de se começar a usar não se quer outra coisa, mas o meu uso é mais em casa com colunas da Google, uso pouco no smartphone.

    ResponderEliminar
  3. Há e uso na língua inglesa, enquanto não estiver disponível o idioma português de Portugal.

    ResponderEliminar