2019/06/23

OnePlus 7 Pro com brilho "pisca-pisca" devido a PWM de baixa frequência


O OnePlus 7 Pro pode vir com um ecrã de 90Hz, mas no que diz respeito ao controlo da luminosidade, usa uma frequência PWM relativamente baixa, que pode perturbar os olhos dos utilizadores nas intensidades mais reduzidas.

A maior parte dos smartphones utiliza um sistema de PWM para controlar o brilho do ecrã, que consiste em acender e apagar o ecrã / iluminação por períodos diferenciados: a 100% de brilho teremos o ecrã sempre iluminado; quando queremos 50% de brilho, o ecrã permanecerá apagado metade do tempo - e como isto está a ser feito centenas de vezes por segundo, vemos o resultado como sendo o brilho a reduzir-se, em vez de ver o ecrã a piscar. Ou pelo menos assim se desejaria.

Infelizmente, embora o OnePlus 7 Pro venha com um ecrã de 90Hz ultra-fluido, para o controlo do brilho a OnePlus optou, incompreensivelmente, por um PWM com frequência de apenas 122 Hz (para referência, modelos como o Galaxy S10 e iPhone XS utilizam PWM a 240Hz), o que pode causar um efeito "pisca-pisca" que ainda seja perceptível por algumas pessoas, especialmente quando utilizam níveis de brilho mais reduzidos.



Felizmente há solução. A OnePlus já disponibiliza um modo de DC Dimming no seu "Laboratório" de funcionalidades experimentais.


Quando se activa este modo, em vez de recorrer a um modo PWM para reduzir o brilho fazendo "piscar" o ecrã, será utilizado um modo que reduz a tensão aplicada aos pixeis do ecrã. O problema deste método é que isso vai interferir com a tonalidade das cores apresentadas, já que nos pixeis AMOLED as cores também são afectadas pela tensão aplicada. Isso obriga a ter uma calibração diferenciada em função do nível de brilho do ecrã neste modo DC Dimming, coisa que a OnePlus ainda não se sente suficiente confiante para lançar como funcionalidade não-experimental.

Ainda assim, para quem não suportar o efeito cintilante pisca-pisca do ecrã em modo de baixo brilho, seguramente não se importará de ficar com o ecrã mais estável, mesmo que à custa de algumas cores um pouco adulteradas.

1 comentário: