2019/06/16

Sentry Mode da Tesla apanha homem a desapertar jantes de um Model 3


O modo de vigilância nos Tesla tem permitido apanhar inúmeras situações estranhas, e desta vez apanhou um homem que se limitou a desapertar as jantes de um Model 3, afastando-se de seguida.

A insólita situação passou-se na Noruega, e o dono descobriu que algo de errado se passava assim que começou a circular com ele. Ao inspeccionar as rodas notou que todas as porcas nas rodas traseiras tinham sido removidas excepto uma, estando também ela desapertada. Uma situação que poderia fazer com que as rodas se soltassem a qualquer momento, provocando um acidente que seguramente iria fazer manchetes nos jornais e sites noticiosos (bem sabemos como tudo o que diga respeito à Tesla é imensamente amplificado, tanto para o bem como, e em especial, para o mal) - e que foi explicada ao inspeccionar o vídeo do Sentry Mode, que mostrou um desconhecido mascarado a desapertar as rodas (no vídeo que se segue, aos 00:27).


Há quem diga que poderia ser precisamente esse o propósito, mas por outro lado a explicação poderá ser bastante mais simples: que se tratava simplesmente de alguém interessado em roubar as jantes, mas que por qualquer motivo abortaram a tentativa a meio. As equipas que se dedicam a este tipo de operação fazem este "pré-desaperto" das rodas, de modo a que depois seja mais simples chegar com um macaco para elevar o carro e rapidamente removerem as rodas e fugirem com elas.

De resto, se o objectivo fosse tentar dar má fama à Tesla, estariam a fazer um péssimo trabalho ao remover todas as porcas, que imediatamente sinalizaria que tinha havido essa intenção. Felizmente, desta vez tudo acabou bem, sem acidentes e sem roubo das rodas... Mas estão a imaginar o que será ter que continuar a deixar o carro na rua à noite, sabendo que há alguém interessado em lhes deitar a mão?

4 comentários: