2019/06/25

Telegram ganha conversas e grupos locais


O Telegram veio finalmente dar resposta a um pedido de longa data, e passa a permitir a criação de grupos locais que permitem falar com quem estiver por perto, independentemente de estarem na nossa lista de contactos ou não.

Com o Telegram 5.80 (para Android e iOS), a popular app de mensagens torna-se ainda mais versátil. A maior novidade é a possibilidade de criarmos grupos geolocalizados, que em vez de serem dedicados a um tema ou grupo de utilizadores ficam associados à sua localização. É uma excelente forma de poder falar com pessoas que estejam fisicamente por perto. Por exemplo, se criarem um grupo num prédio, terão uma forma excelente de falar com todos os vizinhos sem complicações acrescidas.

Mas não se preocupem se não se quiserem juntar a um grupo só para isto. É também possível falar directamente com utilizadores que estejam por perto. E isto também se torna prático para trocar informação de contacto, pois basta que múltiplos utilizadores próximos estejam na secção "Contacts > Add People Nearby" para que fiquem visíveis uns para os outros e possam ser adicionados à lista de contactos. De resto, todas as conversas passam também a contar com um botão de adicionar aos contactos no topo, facilitando o processo de os adicionar mesmo não sabendo o seu número de telefone.


Há ainda várias outras melhorias, como a possibilidade de transferir os direitos sobre um grupo para outro utilizador (quer seja direitos de administração ou de "dono"); melhor gestão de excepções às notificações; possibilidade de abrir chats directamente via Siri Shortcuts, e até - em iOS - a possibilidade de se escolher o icon preferido.

Aos poucos, parece que me vou convencendo que o Telegram será o meu escolhido para substituir o Hangouts assim que a Google o decidir matar (e no processo, fazer com que nunca mais confie neles para fornecer serviços de mensagens).

5 comentários:

  1. Chamar o telegram de "secure chat" é criminoso e devia ser desencorajado apoiar um projeto enganador como este

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já se chegou à conclusão de que é tão seguro como o Whatsapp?

      Eliminar
    2. Então e essa afirmação tem como base exactamente o quê?

      Eliminar
    3. https://security.stackexchange.com/a/49802

      https://www.securemessagingapps.com/

      Só e apenas os chats "private" que estão só disponiveis em conversas com 1 pessoa e só no telemóvel são cifradas end-to-end. TUDO o resto é armazenado clear-text nos servidores.

      "We support two layers of secure encryption. Server-client encryption is used in Cloud Chats (private and group chats), Secret Chats use an additional layer of client-client encryption. All data, regardless of type, is encrypted in the same way — be it text, media or files." in https://telegram.org/faq#q-so-how-do-you-encrypt-data

      Eliminar
  2. Telegram para mim substitiu o Hangouts e é agora o meu chat de eleição

    ResponderEliminar