2019/06/28

Track This manipula cookies para transformar utilizadores em pessoas ricas ou influenciadores


Gostavas de passear pela internet como se fosses uma pessoa super-rica, um influenciador, ou outros?É precisamente isso que podes fazer com um salto ao Track This criado pela Mozilla para sensibilizar as pessoas para o tracking que é feito na web.

Hoje em dia estamos continuamente a ser seguidos em todos os sites que visitamos, com esses dados a serem utilizados para criar um perfil sobre cada utilizador. O Track This é uma curiosa experiência da Mozilla que manipula isso, permitindo a cada utilizador escolher um alter-ego que enganará este estilo de tracking de modo a que pense que é um utilizador super-rico, ou influenciador, ou fascinado pelo fim-do-mundo, ou interessados nas últimas tendências de música e streetwear.

A técnica utilizada é fácil: depois de se escolher o perfil desejado serão abertas 100 páginas de sites relacionados com cada um dos temas, que irão iludir os sistemas de tracking fazendo-os pensar que são esses os nossos interesses. O efeito imediato é que começaremos a ver publicidade bem diferente da que vemos habitualmente (a não ser que já se enquadrassem na categoria que esolheram! :)

Obviamente que o objectivo principal não é falsificar o nosso perfil digital (querem mesmo arriscar-se a serem considerados super-ricos, e sujeitarem-se a que vários sites vos mostrem preços inflacionados de coisas que para outros utilizadores seriam mais baratas?) mas sim relembrar que o Firefox passou a bloquear este estilo de tracking e cookies, para impossibilitar a criação destes perfis. Seja como for, nada como "sentir na pele" o efeito destes sistemas que se escondem nos bastidores da web, para comprovar que são mesmo reais e têm resultados bem notórios.

1 comentário:

[pub]