2019/07/04

30 mil seguidores bastam para ser "celebridade" - diz Reino Unido


Numa sociedade que muitas vezes se deixa levar pelo número de likes, followers ou visualizações, a entidade que regulamente a publicidade no Reino Unido determinou que 30 mil seguidores é o número mágico para se ser considerado uma "celebridade".

Porque é que interessa saber se se é uma "celebridade"? É que existem regras bem definidas para efeitos de publicidade. Uma pessoa "desconhecida" poderá fazer publicidade a um produto sem referir que se trata de publicidade, mas no caso de uma pessoa famosa tem que dizer expressamente que se trata de publicidade, entre outras regras e limitações.

Isto foi posto à prova num caso de uma conta no Instagram que fez publicidade a comprimidos para dormir. Embora neste caso o post até estivesse devidamente identificado como publicidade, a questão é que no Reino Unido as celebridades estão proibidas de fazer publicidade a medicamentos, e como a conta em questão tinha 32 mil seguidores (This Mama Life) não o poderia ter feito.

Portanto, para efeitos publicitários no Reino Unido, ter 30 mil seguidores dá direito a tratamento idêntico ao de alguém que tenha 1 milhão ou 10 milhões de seguidores.

... Parece-me que vai haver aumento de procura de artigos publicitários em pessoas que tenham menos de 30 mil seguidores. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)