2019/07/31

Capa MagCase para iPhone X da PITAKA


Depois de anos a usar as capas oficiais da Apple nos iPhones, aventurei-me finalmente a testar uma capa diferente para o meu iPhone X, com a opção a recair sobre a capa MagCase da Pitaka.

Embora seja apologista de usar smartphones sem capas nem películas, o custo sempre crescente dos smartphones, aliado ao receio das inevitáveis quedas, assim como da falta de tranquilidade ao pousá-lo numa qualquer superfície que possa não estar imaculadamente limpa, obrigou-me a reconsiderar isso. Já quanto às películas, talvez por nunca ter tido o azar de partir um ecrã, ainda não.

A MagCase da Pitaka




A Pitaka é uma fabricante de acessórios que se tornou popular pelas suas capas de protecção MagCase. Em vez do habitual plástico, as capas MagCase são feitas em fibras sintéticas aramida, da mesma família das que são usadas para produzir kevlar e outros materiais ultra-resistentes. A vantagem, para além de resultar num aspecto visual atractivo estilo "fibra de carbono", é que estas capaz mantêm a rigidez e solidez mesmo tendo uma espessura reduzida que se torna praticamente imperceptível na utilização do smartphone.

O pacote conta também com uma película de vidro temperado com os acessórios de aplicação (pano micro-fibra, toalhete com alcool, removedor de pó).


Em utilização



Se na parte da instalação nada há a apontar - basta encaixar o smartphone e já está - a nível de utilização, há diferenças substanciais para quem, como eu, estivesse habituado a utilizar a capa oficial da Apple.

A diferença  nível visual pode não parecer muita, mas é a equivalente a passar de andar com um iPhone X com capa para um iPhone sem capa. E no meu caso isso tornou-se bastante óbvio, já que a utilização da capa da Apple era o suficiente para fazer com que o iPhone X passasse de um smartphone que se consegue segurar confortavelmente, para um smartphone que está constantemente no limiar do "equilibrismo" ao ser utilizado. Um receio que já me fez considerar o uso daqueles anéis de "retenção" na parte de trás, mas que infelizmente não posso usar por impedir o carregamento wireless.


[a diferença entre a MagCase e capa oficial da Apple]


Falando de carregamento wireless, importa referir que embora a MagCase seja compatível com suportes magnéticos, as suas placas metálicas estão dispostas de forma a não interferir com o carregamento sem fios - o que para mim era um ponto crítico e indispensável. Não houve também qualquer interferência a nível de prejudicar a recepção do sinal 3G/4G ou WiFi.


Apreciação final



Após quase dois anos de utilização de um iPhone X com capa da Apple, continuo a ser surpreendido diariamente ao pegar nele com a capa MagCase, por ser notoriamente mais fino do que a memória física que tenho ao pegar nele. Inconscientemente perco sempre algumas fracções de segundo a pensar "será que peguei no smartphone certo?" (é o que dá andar quase sempre com dois ou três smartphones em teste na bolsa).

Nos detalhes a que ainda me estou a habituar, devido à sua espessura mais reduzida, a protecção das câmaras do iPhone X passa a contar com um rebordo saliente (na capa oficial, a sua espessura permitia fazer desaparecer o ressalto) que o deixa "desequilibrado" se o pousarmos numa mesa. Enquanto do lado oposto, a sua espessura que não se prolonga na parte envolvente do smartphone  faz também com que o ecrã fique mais exposto se o pousarmos com ecrã para baixo. É algo que não se pode criticar, tendo em conta que o pacote inclui o vidro temperado de protecção, para acautelar essa situação.


Capa Pitaka MagCase iPhone X

Quente


O que nos leva ao elemento final: o preço. Esta Pitaka MagCase não é barata - custa cerca de 43 euros, que podem ser reduzidos para 39 euros com o código de 10% de desconto PITAKA10%OFF - mas tendo em conta a sua qualidade, e o facto de que incluí película de protecção, não considero ser excessivo. Aliás, basta referir que uma capa em plástico ou silicone da Apple custa 45 euros, e em pele custa 55 euros, o que faz esta MagCase parecer uma pechincha.

As MagCase estão disponíveis para diversos modelos de iPhones, Galaxy S, Galaxy Note, e Pixel, e são enviadas da Alemanha para evitar preocupações alfandegárias.


Prós
  • qualidade
  • espessura reduzida
  • película vidro temperado incluída
  • compatibilidade suportes magnéticos sem interferir com carregamento wireless

Contras
  • rebordo saliente para protecção da câmara
  • cheiro estranho durante os primeiros dias de utilização



Pitaka MagCase iPhone X

Escaldante (5/5)

6 comentários:

  1. Curiosamente estou a ponderar comprar uma das carteiras deles!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Carlos pelo review e código promocional! Aproveitei e investi na capa e no sistema de car mount c/ wireless charging para o S10+, que me pareceu muito bom! Logo que os receba já testo.

    ResponderEliminar
  3. A capa não é feia mas faz-me confusão nos proteger nos botões e em baixo, por experiência própria já me correu mal nessas zonas daí ter deixado de comprar as originais da Apple e tenho comprado RhinoShield que são fantásticas mas mais grossas nas laterais. Não tiveste marcas nos botões e em baixo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o uso típico que dou ao iPhone, não é algo que me preocupe; mas sim, são áreas que ficam mais expostas quando comparadas com as capas que envolvem o iphone na totalidade.

      Eliminar