2019/07/18

CCleaner vem com browser indesejado


A Avast parece continuar dedicada em arruinar a reputação conquistada pelo CCleaner, desta vez tentando impingir um browser indesejado que se apodera de alguns tipos de ficheiros e que ainda por cima nem sequer está pronto para ser utilizado.

O CCleaner da Piriform conseguiu tornar-se num utilitário indispensável para fazer limpezas em computadores de utilizadores que não querem perder muito tempo com detalhes técnicos. Mas desde que a Avast tomou controlo da Piriform em 2017 que as coisas têm sido um verdadeiro desastre. Cada nova versão do CCleaner parece vir com uma nova surpresa indesejada, e desta vez a Avast está a tentar impingir um browser(!) aos mais distraídos.

Durante a instalação do mais recente CCleaner 5.60 há um ecrã onde existem duas pequenas checkbox pré-seleccionadas que autorizam a instalação de um CCleaner Browser e de o tornar no browser pré-definido do sistema. Um completo abuso da confiança dos utilizadores e que demonstra - se é que ainda havia dúvida - que o melhor é apagar por completo a ideia de boa reputação que ainda pudesse restar deste software.

Quem estiver distraído arrisca-se a ser surpreendido da próxima vez que aceder à internet, ou até a abrir um PDF, já que este browser também se regista para tratar esse e outros tipos de ficheiros. Tendo posteriormente que ser desinstalado de forma manual.

... Uma boa oportunidade de negócio para uma empresa lançar um novo "CCleaner" que apenas se limite a fazer a sua função sem ser utilizado como ferramenta para impingir coisas indesejadas aos utilizados à custa da reputação conquistada noutros tempos!

2 comentários: