2019/07/24

Disco WD Ultrastar DC HC330 vem com 10TB para data centers


A WD apresentou a sua mais recente família de discos Ultrastar DC HC330, com até 10TB de capacidade, vocacionados para utilização empresarial intensiva e data centers.

Embora os SSDs sejam os "discos" mais desejados do momento, há situações em que os discos magnéticos continuam a apresentar vantagens, e nestes Ultrastar DC HC330 a WD fez questão de lhes adicionar elementos de interesse. Contrariamente a outros discos de alta-capacidade, estes discos continuam a utilizar pistas de gravação convencionais (em vez das sobrepostas, que penalizam as escritas), e essa capacidade de escrita é maximizada ainda mais graças ao recurso da Media Cache Plus - basicamente, uma buffer de memória não volátil que garante que os dados escritos estão em segurança mesmo que ainda não tenham sido escritos fisicamente nos discos.

Falando dos discos no seu interior, o modelo de 10TB recorre a 6 discos de 1.66TB - a mais alta densidade disponível em discos comerciais neste momento - em vez dos 7 de 1.42TB que são usados no Ultrastar He10. Com esta densidade acrescida, o HC330 de 10TB é capaz de suportar transferências continuadas de 273MB/s, e a tal cache não volátil permite aumentar o desempenho nas escritas em até 40% em determinados padrões de utilização.

Os Ultrastar DC HC330 estão disponíveis em capacidades de 4TB, 6TB, 8TB e 10TB, com interfaces SATA 6Gbps ou SAS 12Gbps. Nada impedirá de utilizar as versões com interface SATA em computadores domésticos... caso os consigam encontrar (é destinado apenas a clientes empresariais) e o seu preço que se antevê ser bastante mais elevado que o dos discos concebidos para utilização doméstica.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)