2019/07/16

Facebook adiciona identificador às fotos dos utilizadores


Quem enviar uma foto para o Facebook ou através do Messenger não terá, à partida, grandes expectativas de privacidade. No entanto poderá não saber que essas fotos passam a conter um identificador único que permitirá seguir o seu percurso pela web.

O caso surgiu recentemente quando alguém detectou a presença de uns códigos "FBMD" adicionais nas fotos que enviara para o Facebook, mas depressa descobrindo-se que o caso já tinha sido detectado há alguns anos e que a prática permanece desde então.



Quando alguém envia uma foto para o Facebook, ou através do Messenger, o Facebook adiciona um código e um identificador único à foto, com o qual conseguirá fazer todas as associações e tracking que se puder imaginar.


Ou seja, se qualquer outro utilizador publicar uma foto que foi descarregada ou partilhada via Facebook, o FB saberá de onde ela veio e quem a enviou ou partilhou. De forma idêntica, qualquer foto na web que tenha tido origem no Facebook poderá também ser seguida até à origem.

Se uns considerarão esta sistema como sendo um abuso, há também quem relembre que este tipo de "identificação" está presente em muitos mais locais, até no mundo real: como as marcas "secretas" impressas pelas fotocopiadoras e impressoras e que permitem identificar a sua origem.

Para o bem e para o mal, é apenas um reflexo do mundo em que vivemos; sendo que a nossa única opção é continuar a utilizar, ou deixar de utilizar, consoante o que acharmos aceitável ou não.

2 comentários:

  1. Este Facebook é cá um cancro...usam e abusam dos seus utilizadores...

    ResponderEliminar
  2. Isto não se resolve com print screen da foto?

    ResponderEliminar