2019/07/27

Facebook cria pulseira Tasbi de feedback táctil para VR


O Facebook tem investido na realidade virtual (ou não tivesse comprado a Oculus) e agora quer adicionar a sensação do toque a esta tecnologia através das pulseiras Tasbi.

Uma das primeiras coisas de que se sente falta assim que se experimenta um mundo VR são as mãos. Mas mesmo quando temos as mãos, segue-se a desilusão de não sentir nenhuma interacção com os objectos virtuais que vemos com os nossos olhos. Em vez de luvas volumosa, o Reality Labs do Facebook está a criar umas pulseiras chamadas Tasbi com as quais quer adicionar a dimensão do toque aos mundos de realidade virtual.


Por agora adoptando um formato algo volumoso - mas que no futuro poderia ser potencialmente reduzido - as Tasbi colocam-se em redor do pulso mas são capazes de reproduzir um vasto conjunto de sensações físicas através de vibrações e pressão. Com isso os investigadores dizem que é possível criar interfaces virtuais que têm actuação bastante mais realista e permitem uma melhor interacção com as mãos (que no entanto continuam a necessitar de outros sistema de tracking para serem levadas para o mundo VR).

É bom ver o FB a explorar este tipo de coisas, mas por agora estamos numa fase em que ainda será necessário atingir o patamar dos óculos VR capazes de produzir imagens suficientemente realistas para conquistarem o público em geral. Por outro lado, é certo que assim que isso acontecer, esse mesmo público irá exigir todo o resto do material para materializar a imersão VR da melhor forma possível, e é aí que pulseiras como estas Tasbi e outros produtos do género serão necessários.

1 comentário: