2019/07/18

Fidelidade aos iPhones está em queda


Uma década de preços a aumentar está finalmente a fazer-se ressentir entre os fãs dos iPhones, com o número de pessoas que troca de um iPhone antigo para um iPhone novo a cair para valores mínimos.

Há muito que se sabe que, quanto mais tempo se passar numa plataforma (e se investir em apps) mais difícil será contemplar a mudança para a plataforma rival - neste caso tratando-se do iOS e do Android. Mesmo assim, o número de pessoas que se mantém fiel aos iPhones tem estado a cair, reduzindo-se 15.2% face aos valores do ano passado.

Os números chegam-nos da BankMyCell, uma empresa que trata da retoma de smartphones usados para que se possa comprar um novo modelo. Com base nos dados de 38 mil pessoas que trocaram de smartphone desde Outubro de 2018, 26% das pessoas que entregaram um iPhone X optaram por escolher um smartphone Android como smartphone seguinte. Em comparação, mais de 92% dos clientes que entregaram um Galaxy S9 preferiram manter-se no campo dos Android. Com isto, a fidelidade aos iPhones encontra-se no valor mais baixo de sempre, 73%, face ao máximo de 92% que detinha em 2017.

É uma redução que pode obrigar a Apple a repensar a sua estratégia... potencialmente podendo levar a que a Apple reconheça a necessidade de voltar a lançar um iPhone ao estilo do velhinho iPhone SE, que combinava um hardware e preço bastante atractivo (para um iPhone) num formato que cativava todos os que não se deixam convencer pelos tamanhos gigantes da actualidade. E se se tratasse de um iPhone SE X (não que acredite que a Apple alguma vez utilizasse esta designação :) com ecrã completo sem margens e Touch ID integrado no ecrã, era sucesso garantido.

Se o lançamento do iPhone deste ano, cuja maior novidade parece limitar-se à melhoria da câmara dupla para uma câmara tripla, não resultar nas vendas à altura das expectativas da Apple, parece-me que o sucessor do SE se tornará numa inevitabilidade para promover as vendas até à chegada da próxima geração (que os rumores referem que já terá câmara 3D Time of Flight na traseira).

2 comentários:

  1. Pois pudera...com valores a ultrapassar os 1000€, e como os Android´s estão a evoluir a bom passo, na altura de se trocar de equipamento cada vez mais gente colocam a opção de adquirirem um Android, que são bem mais barato e de qualidade semelhante!

    ResponderEliminar
  2. mudei para Android ha um ano e ate entao tinha sido um fiel seguidor desde o velhinho 3GS

    ResponderEliminar