2019/07/18

Funcionários da Tesla dizem que Model 3 é feito "à pressa"


Quando se pensava que os problemas com a qualidade de montagem dos Tesla Model 3 já tinham sido ultrapassados, eis que surge um relato feito por funcionários e ex-funcionários que dizem que o Model 3 tem sido remendado com fita-cola e saído com peças em falta da linha de montagem.

A Tesla é o fabricante que mais frequentemente é alvo de ataques, havendo muitos interesses por parte de quem deseja que falhe; pelo que relatos deste tipo têm sempre que ser encarados com essa perspectiva presente - especialmente quando as testemunhas que dão a cara são ex-funcionários em situações conflituosas com a empresa.

Ainda assim, não se poderão ignorar as acusações de que há alguns Model 3 que estão a ser remendados com fita-cola ou que saem da linha de montagem com peças desapertadas.



A Tesla diz que estes relatos são uma verdadeira anedota e que não representam a realidade do que se passa na tenda de montagem onde dizem ocorrer estas situações - e que até é um local para onde muitos funcionários pedem transferência, por haver uma maior camaradagem entre os funcionários (a tenda provisória faz montagem essencialmente manual dos Model 3, ao contrário das linhas maioritariamente automatizadas no interior da fábrica).

No entanto, há uma coisa que a Tesla não poderá negar. A tenda tinha sido instalada com o intuito de ser uma medida provisória para acelerar a produção dos Model 3 durante a complicada fase inicial... e mais de um ano depois continua a ser utilizada em pleno, sem que alegadamente sejam garantidas as devidas condições de trabalho para os funcionários.

Com os Model 3 a multiplicarem-se nas nossas estradas, acho que depressa se começará a descobrir se há realmente problemas de peças soltas ou remendadas com fita-cola, que nas nossas estradas esburacadas e elevadas temperaturas de Verão, seguramente se irão fazer sentir de forma bem notória.

15 comentários:

  1. O estimado jornalista verificou in loco as condições da tenda?

    ResponderEliminar
  2. Engraçado não haver tempo para apertar um parafuso, mas haver tempo para fotografar o parafuso meio apertado.
    Fichas remendadas com fita isoladora? Já me passaram imensas pelas mãos, das mais rascas, ressequida, grandes e pequenas e custa-me um pouco a acreditar que se partam assim facilmente.

    Criar bruxas para as caçar. Uma coisa é terem plásticos de caca como carros de entrada de gama e inconsistência na qualidade de montagem, outra é falsificar e denegrir.

    ResponderEliminar
  3. Artigo típico desta página. Um título a denegrir a TESLA e um texto que deixa tudo no ar.
    "Uns dizem que não presta, outros dizem que é bom, nós não sabemos porque nunca lá fomos e sinceramente só nos interessa que cliquem para ganharmos com a publicidade."
    Que tristeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "tipo das fotos", será conveniente ter alguma atenção nas palavras, especialmente quando é apenas para criticar sem sequer ter lido o que foi escrito. O título não de denegra a Tesla, limita-se a indicar o que se passou e de forma completamente imparcial.

      De resto, o "não lá ter ido verificar", se não serve para validar as acusações também não pode servir para as poder desmentir... ou será que só funciona para o lado que "der jeito"?

      Por isso mesmo a notícia indica as acusações, e acautela o facto da Tesla ser frequentemente alvo de ataques e de tudo não poder passar de uma manobra. Se ser transparente e imparcial com o caso é denegrir - na tua óptica - aconselho apenas a que leias o artigo substituindo "Tesla" por outra marca que não tenhas colocado num pedestal, e digas se continuas a achar o mesmo.

      Eliminar
  4. Sr. Carlos Martins, vai-me desculpar, mas imparcialidade não me parece que exista no seu artigo, que mais parece de opinião. Senão vejamos:

    Diz o Senhor que "A Tesla é o fabricante que mais frequentemente é alvo de ataques, havendo muitos interesses por parte de quem deseja que falhe; pelo que relatos deste tipo têm sempre que ser encarados com essa perspectiva presente - especialmente quando as testemunhas que dão a cara são ex-funcionários em situações conflituosas com a empresa".

    Ora bem,

    1° - com base em quê é que é capaz de afirmar que existem interesses da parte de quem quer que falhe? Está com isso a afirmar que este tipo de notícias são encomendadas por marcas rivais?

    2° - relatos destes têm de ser tidos com isso em mente? Mas desde quando é que um Jornalista dá a notícia e depois ainda quer ensinar a ler / interpretar a mesma? É ao jornalista que cabe dizer às pessoas o que pensar?

    3° - especialmente quando as testemunhas são ex-funcionários com situações conflituosas com a empresa. Bem... esta então... no primeiro parágrafo diz o Senhor Carlos que quem refere estas falhas são funcionários e ex-funcionários, contudo, no segundo já só são ex-funcionários e, ainda para mais, com situações conflituosas... mas com base em quê é capaz de afirmar tal coisa? Eu não posso sair da empresa porque quero? Se sou ex-funcionário tem de ser uma situação conflituosa?

    Sabe Sr. Carlos, à mulher de César não basta querer parecer.

    E mais lhe digo, tenho fotos comigo, tiradas por mim (!!!), de um tesla x de janeiro de 2019 com vários defeitos de montagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1) Com base no conhecimento público. Uma pesquisa no Google por "Tesla bears" está a uns cliques de distância.

      2) Mais uma vez revelas o teu completo desconhecimento do local onde viste comentar. Não sou jornalista, nunca fui, nunca serei.

      3) As acusações vieram de múltiplas pessoas, tanto de funcionários que ainda o são, como de ex-funcionários (é assim tão complicado perceber?). Alguns deles tinham historial comprovado de conflitos com a empresa. A base é simples, está a um clique de distância, na notícia original referenciada nest post, onde aborda essas e outras questões.

      Sabe sr. anónimo, não custaria ler antes de criticar...

      E mais lhe digo, mais que fotos, sou detentor de um BMW serie 5 que tem painéis interiores a desintegrarem-se vergonhosamente, num problema conhecido e que afecta múltiplas séries de modelos ao longo de vários anos. Marcas perfeitas não existem...

      Eliminar
    2. 1- o Senhor redige um artigo que supostamente não é de opinião e fontes... 0. Os outros wue pesquisem.

      2- pergunta feita, pergunta sem resposta.

      3- a pergunta foi simples... existe uma clara contradição no que escreveu. Mas mais uma vez a resposta ficou-se no vão ler noutro lado.

      Quanto ao seu bmw série 5, ele tem apenas 4 meses de utilização e custou mais de 200.000 euros?

      Disse uma coisa certa, marcas perfeitas não existem.

      Mete impressão estar constantemente a idolatrar a tesla como se esta fosse o top dos top... faz lembrar a época dos apple fansboys em que tudo o que era apple é que era bom e o resto nada valia...

      Eliminar
    3. Ande de Tesla 1 mês e depois conversamos todos novamente, quando 1 mês depois voltar ao seu carrito vai perceber que voltou à pré-história. Quem hoje tem um Tesla já passou por isso e fica sem opções na hora de mudar de carro.

      Eliminar
    4. A única coisa em que de facto a tesla está na frente é no software. De resto... um tesla são motores e baterias potentes, perfeitamente ao alcance de qualquer marca que esteja disposta a cobrar 60k por um carro de gama média em termos de dimensões. Com 60k compra um carro elétrico e potente, abrindo mão de tudo o resto em termos de conforto e qualidade de construção. Ah e fica sujeito a que à distância a marca lance um update de software e faça o que muito bem entenda do seu carro, por exemplo, reduzir-lhe a autonomia.

      Eliminar
  5. Falar de "clickbait" (coisa que realmente não falta por aí) e "tentar comparar" o AADM com outros blogs por aí existentes é puramente má interpretação ou desconhecimento acerca da página.

    Tivéssemos nós 25% da imparcialidade do AADM nos restantes "média" que nos rodeiam e o mundo seria perfeito...

    ResponderEliminar
  6. É bom saber que até os Tesla haters admitem que a Tesla não pode cometer os erros de montagem que as maiores marcas cometem. No fim de contas a Tesla já faz carros absurdamente melhores que as outras marcas mas ainda pode melhorar mais. Só é pena que as outras marcas fazem carros da treta que até têm os painéis alinhados e bonitos, apesar dos seus clientes não fazerem ideia da porcaria que estão a comprar. Este é claramente um artigo tendencioso anti-tesla, e só leva em conta quem não conhece os Teslas. A Tesla é assustadora para muita gente, isso é bom sinal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://forums.tesla.com/forum/forums/carls-many-model-3-problems

      Eliminar
    2. Ao menos entendam-se se o artigo é anti-tesla ou pró-tesla. Pensava eu que escrevia em português acessível a todos mas afinal que não é suficiente para quem o vem ler com preconceitos formatados na cabeça...

      Eliminar
    3. No meu caso não é uma questão de ser hater ou não. Aliás, o que critico é exatamente isso, ou seja, haters e fanboys. Nenhuma dessas raças pensa com a sua cabeça e apenas debita o que ouve ou lê sem antes pensar por si.

      Eliminar
  7. "fica sem opções na hora de mudar de carro"

    Talvez o Polestar 1 e 2 da Volvo

    ResponderEliminar