2019/07/11

Galax apresenta SSD HOF Pro M.2 PCIe 4.0 de 5GB/s


Quem procura o máximo desempenho deve estar a salivar pela chegada das motherboards PCIe 4.0, e a Galax é a mais recente empresa a apresentar um SSD à altura, com o seu HOF Pro capaz de atingir 5GB/s.

Há muito que os SSDs superaram a largura de banda disponibilizada pelo SATA, levando à criação dos SSDs PCIe. Mas agora assistimos à chegada de novos SSDs M.2 capazes de tirar partido das transferências acrescidas do PCIe 4.0. É precisamente esse o caso do Galax GOF Pro.

Este SSD pode atingir velocidades de 5GB/s em leitura sequencial e 4.4GB/s em escrita sequencial, assim como 750K IOPS em leitura aleatória e 700K IOPS em escrita aleatória (em blocos de 4KB). Os valores são interessantes mas ficarão dependentes do preço a que estes SSDs, que terão capacidades de 500GB, 1TB e 2TB, chegarem ao mercado.


Como curiosidade - e demonstrativo das vantagens do PCIe 4.0 - quem aplicar um destes SSDs num computador com barramento PCIe 3.0 irá sofrer uma redução substancial no desempenho, que baixa para valores de 3.5GB/s e 2.4GB/s em leitura e escrita, e 500K e 480K em IOPS. Nesse caso, dificilmente se justificará pagar o valor extra que estes SSDs PCIe 4.0 irão custar, a não ser que a ideia seja reaproveitá-los num futuro próximo numa actualização para uma nova motherboard.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)