2019/07/23

Google Assistant prestes a perceber português de Portugal

A Google está prestes a anunciar uma excelente novidade para os portugueses, estando neste momento a finalizar os testes do Google Assistant em português de Portugal.

Depois de muito tempo passado a associar o "português" ao português do Brasil, está finalmente para breve a chegada do suporte oficial do reconhecimento de português de Portugal ao Google Assistant. Neste momento essa capacidade está a ser testada por um grupo restrito de beta testers e, segundo as indicações que nos foram dadas, já está a funcionar perfeitamente sem problemas de maior.

Resta agora saber se a Google irá esperar pelo lançamento oficial do Android Q para anunciar esta novidade do Google Assistant - que provavelmente contará com suporte para outras novas línguas para além do português de Portugal - ou se irá anunciar essa expansão de forma independente, antes (ou depois) da chegada do Android Q.

Com esta novidade será também de esperar que a Google comece finalmente a comercializar a sua família de produtos Google Home em Portugal, que se tornará bastante mais apetecível ao permitir a interacção em português nativo. Actualmente, embora nem sequer apareça na lista da línguas suportadas pelo Google Home, é possível adicionar português do Brasil como língua adicional ao Google Assistant nos Google Home.


Actualização (13/11): Parece que o lançamento oficial finalmente se aproxima, com o Português de Portugal a ficar disponível para mais utilizadores.

27 comentários:

  1. Já a Xiaomi decidiu recentemente que em Portugal falamos espanhol. A última actualização para o Amazfit Bip mudou o idioma do relógio para espanhol a quem tenha o telemóvel em português de Portugal, só gente a reclamar nos comentários da Mi Fit na Play Store

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá pensei que era o único que tinha esse problema no amazfit bip. Já fiz a reclamação no comentários da Mi Fit como também na PlayStore.

      Eliminar
  2. Irra, até que enfim, e já agora que comecem a comercializar a linha pixel.

    ResponderEliminar
  3. Durante um par de dias o meu google home ficou com português de Portugal, mas era realmente muito pouco inteligente... :-)

    ResponderEliminar
  4. Tal como eu já tinha referido há um ano, Português de Portugal, já estava pronto para ser lançado!

    ResponderEliminar
  5. Durante apenas um unico Dia, o meu google home ficou em PT-PT, por acaso gravei um video para enviar para um colega. lol
    Mas penso que a voz ja era menos Robotizada que a PT-BR, pareceu me estar bem avançada.

    ResponderEliminar
  6. Finalmente o reconhecimento da língua de Camões...!

    ResponderEliminar
  7. O meu esteve a funcionar 2 dias em português à cerca de 2 meses e depois voltou a ter pronúncia do Brasil

    ResponderEliminar
  8. a google escolheu me como beta testar. estou a 2 dias a falar português de portugal..

    ResponderEliminar
  9. Já existe data para o lançamento ?

    ResponderEliminar
  10. Ja existe data para o lançamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mal haja, avisaremos! :)

      Eliminar
    2. Então ainda não há novidades sobre o Google Assistant? Cumps.

      Eliminar
    3. O Android 10 vai ser apresentado (tanto quanto se sabe) a 3 de Setembro. Vamos ver se aproveitam a oportunidade para revelar a expansão do Google Assistant.

      Eliminar
  11. Por aqui, já está em Português de Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está ??? como assim ?? És Beta Tester ??

      Eliminar
    2. Foi por alguma actualização ou foi do nada? Não encontro nada sobre GA em PT-PT em local nenhum oficial.

      Eliminar
  12. Fiz uma reposição do Oneplus para a Rom estável, vinha da beta que acabou, e instalei o launcher Lawnchair a ultima Alpha, e o assistente passou a aceitar a língua PT e tanto a voz como por escrito está em PT e não em PT-BR, como tinha anteriormente com outro launcher, o Ruthless.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos tido vários relatos (cada vez com mais frequência) de pessoas a quem começa a aparecer em Português, mas depois passadas umas horas, desaparece. Devem estar a intensificar os testes e a aproximar-se do lançamento oficial.

      Eliminar
  13. Tenho um Pixel 2 com Android 10 e para já nada de Google Assistant em PT-PT.
    Esperemos que no próximo evento no dia 15 de Outubro alguma coisa seja anunciada.

    ResponderEliminar
  14. Sou um dos beta-testers escolhidos pela Google já há algumas semanas. Nota-se que ainda estão a trabalhar nisto, algumas coisas precisam de ser limadas ainda. Mas pela quantidade de vezes que pedem feedback acho que não deve demorar muito mais a ser lançado :)

    ResponderEliminar
  15. Tenho um Huawei smart 2019 e de à 3 dias para cá em cada 4 respostas que me dá, uma é em português-Portugal. Sou beta tester. E tenho o Android 9.0.1

    ResponderEliminar
  16. http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/software/2019-09-27-Google-Assistant-ja-fala-portugues-de-Portugal

    Esta notícia saiu há dois dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas é demasiado optimista, continua tudo na mesma. Uns têm, outros vão tendo, mas ainda não está disponível para todos nem foi ainda anunciado oficialmente.
      O que se nota é que tem aumentado a frequência dos testes, sinalizando que deve estar para breve.

      Eliminar
  17. Acabei de mudar o idioma para PT/PT. Não sei se será para durar e para todos...

    ResponderEliminar