2019/07/10

Google celebra 50 anos da chegada à Lua


A Missão Apollo 11 comemora 50 anos e ao longo do mês de Julho a Google vai lançar uma série de experiências para celebrar o 50º aniversário da chegada do homem à Lua, começando pela possibilidade de explorar o módulo de comando em realidade aumentada.

A partir de hoje, em colaboração com o Smithsonian National Air e o Space Museum, é possível olhar de perto para o módulo de comando que transportou Armstrong, Aldrin e Collins à Lua. Basta fazer uma pesquisa por “Apollo 11” a partir de um dispositivo móvel compatível com realidade aumentada. Aí, irá aparecer a opção para ver o módulo em 3D em que é possível fazer aproximações visuais e vê-lo de todos os ângulos. É mesmo possível trazer o módulo de comando para o local onde estivermos com recurso à realidade aumentada e ter uma sensação mais próxima do seu tamanho. No final do mês, será possível fazer o mesmo com o fato espacial de Neil Armstrong e examinar o que os astronautas usavam na superfície lunar.

Também é possível explorar 20 novas histórias visuais relacionadas com a missão à Lua, a partir da Pesquisa. Sempre que fizer uma pesquisa relacionada com o espaço - como “Apollo 11”— num telemóvel, o utilizador irá ver histórias do Smithsonian sobre a missão, o foguetão e as pessoas que tornaram possível este feito. Cada história está acompanhada de novos fotografias, vídeos e informação.




O Google Arts & Culture tem 40 novas exposições sobre a Apollo 11, como as reflexões de Walter Cronkite’s sobre os primeiros passos da humanidade, como colocar um fato espacial, ou como guardar a comida para a viagem. Há muita coisa para aprender – o interior do módulo de comando é um bom lugar para tomar notas. E há ainda mais: a partir do dia 15 de Julho, o Google Earth vai passar a ter vários novos tours e passatempos para vai ajudar os utilizadores a explorarem visualmente mais coisas sobre a missão à Lua, sobre a NASA e sobre o mundo da exploração espacial.

O espaço esteve sempre próximo dos nossos corações, quer seja, ajudando os utilizadores a explorarem a Estação Espacial Internacional através do Street View, a celebrar a primeira foto de um buraco negro ou simplesmente a satisfazer a sua curiosidade na Pesquisa da Google. Tente pesquisar por "lua" (ou " 🌙 ") no Google Fotos para ver imagens do nosso vizinho. Faça as perguntas ao Google Assistente para conhecer mais curiosidades sobre a Lua, como por exemplo, quais os desportos que foram jogados na superfície. E não deixe de visitar o Google.com no dia 20 para outra surpresa especial relacionada com a Lua.

A Apollo 11 continua a ter um impacto profundo na história do nosso planeta. Esperamos que seja apenas o início das suas explorações espaciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)