2019/07/09

iOS 13 mostra mapa das localizações acedidas pelas apps


Bem a propósito das apps Android que continuam a aceder à localização mesmo quando se bloqueia essa permissão, no próximo iOS 13 a Apple leva ainda mais longe a transparência a nível de saber que apps estão a aceder à localização.

Ao longo dos vários iOS a Apple tem tornado o acesso à localização mais transparente e informativa para os utilizadores. Inicialmente apenas se podia dizer se uma app tinha ou não acesso a essa informação; posteriormente passando a haver um opção que apenas dá acesso enquanto se tem a app em primeiro plano; ou ainda com alertas que indicam que determinada app tem feito acessos à localização. No entanto, mesmo com a presença de um icon que nos diz se estão a haver acessos à localização, ou se houveram acessos nas últimas 24 horas (na lista de apps), há muita coisa que fica por dizer: como distinguir entre uma app que apenas fez um único acesso (legítimo) nas últimas 24 horas, e outra que esteja continuamente a pedir a localização de hora a hora de forma potencialmente abusiva?

Com o iOS 13 esses casos serão fáceis de detectar. Em vez de se limitar a dizer que determinada app tem feito acessos à informação da localização, o sistema passará a indicar expressamente quantos acessos foram feitos no período de tempo indicado, e exibindo um mapa com os pontos de localização que foram recolhidos. Se considerarmos abusivo, teremos a possibilidade de restringir imediatamente o acesso à localização apenas quando a app está em primeiro plano; ou alternativamente, se acharmos que os acessos são justificados, continuar a permitir que esses acessos sejam feitos.

Resta agora saber se haverá forma de aceder a este registo posteriormente, para os casos em que se decida dar acesso total à localização a uma app que apenas faz acessos esporádicos, mas passados uns meses se quiser comprovar que não começou a abusar nos acessos após uma actualização.


Actualização: parece que o alerta será feito periodicamente para todas as apps que tenham o acesso "always on" às localizações; pelo que mesmo que uma app comece a abusar será apanhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)